Segunda, 29 de Abril de 2024
21°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Aedes aegypti

Mosquito da dengue ataca à noite?

Saiba tudo sobre o Aedes aegypti

29/02/2024 às 10h41
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com BHAZ
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Com o momento crítico de dengue que algumas regiões do Brasil estão passando, surgem dúvidas a respeito da doença e de seu vetor, o mosquito Aedes aegypti. Muito se discutiu, nos últimos dias, se o mosquito da dengue ataca à noite e em qual parte do corpo ele costuma picar.

O professor do ICB (Instituto de Ciências Biológicas) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Álvaro Eiras, tira dúvidas sobre o Aedes aegypti.

Mosquito da dengue ataca à noite?

Sim… e não! Segundo o professor, o Aedes aegypti tem um horário definido para suas atividades pois ele precisa de repouso. Porém, diferente do mosquito culex, aquele que faz barulho bem na hora em que vamos dormir, o aedes não costuma nos rodear nesse horário.

“Ele pica do nascer do sol até o sol se pôr, das 7h até às 19h. Se ele ficar num ambiente totalmente iluminado o tempo todo, num shopping por exemplo, a luz que condiciona ele. Ele entra no repouso quando fica escuro, então se tiver luz ele pode picar também”, explica Álvaro.

Qual é o tipo de ambiente ideal para o Aedes proliferar?

Essa pergunta parece estar batida, no entanto, o número de pessoas com dengue em Belo Horizonte e em outras cidades mostra que o clichê não está sendo levado a sério. “Para ele se proliferar, ele precisa de um recipiente que contenha água”, diz o especialista.

“Ele não coloca ovo em lagoa, em rio… Ele coloca num recipiente porque ele precisa ter uma parede para pousar e explorar o criadouro antes de colocar o ovo”, explica.

De acordo com o professor Álvaro, o mosquito gosta de ficar em ambientes escuros. “Preto fosco, principalmente. Então, se você tiver um tecido ou uma parede escura, ele pousa nesse lugar durante o dia. De noite ele fica escondido no guarda–roupa, debaixo da cama ou da mesa”, completa.

Como saber se é o mosquito da dengue?

“Pela característica da cor dele, preta com listras brancas, então ele é rajado. Na parte do tórax, que é onde as asas ficam grudadas, ali é preto e branco no formato de uma lira, aquele instrumento musical”, explica Eiras.

Onde o mosquito da dengue costuma picar?

Basicamente, em lugares com pele à mostra. “Normalmente, é nas pernas, mas quando a gente está com bermuda e descalço, ele pica no pé ou no tornozelo. Se a pessoa protege essas áreas, ele pode pegar nos braços ou no pescoço”.

“O mosquito Aedes não faz barulho. O culex, na hora que ele entra no quarto a pessoa até perde o sono, agora o Aedes, por ele não fazer barulho ele consegue picar bastante pessoas. A pessoa só sente uma leve dor na hora em que ele pica”, complementa o professor da UFMG.

Quantas vezes o mosquito da dengue pode picar uma pessoa?

“O mosquito da dengue tem que se alimentar bastante de sangue para o abdómen ficar bem cheio de sangue, então, se ele está picando uma pessoa e ela espantar, o mosquito vai tentar pegar essa pessoa de novo ou não. Ele pode ir picar outra pessoa até a barriguinha dele ficar repleta de sangue”, diz.

Enquanto um mosquito culex precisa picar somente uma pessoa dormindo, o Aedes pode picar até 10 pessoas acordadas, conforme explica Álvaro. “Por isso que você tem uma epidemia rapidinho, ele pica muitas pessoas”, pontua.

Qual lugar do Brasil tem mais Aedes aegypti?

O Aedes aegypti é um mosquito que muda bastante de lugar, dependendo do ano. “Geralmente na região Sudeste, Nordeste, Centro–Oeste e Norte, depende da época da chuva, não existe um padrão. Conforme as chuvas você tem um monte de recipiente com água e então ele prolifera”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes