Domingo, 28 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Desabafo

Filho chora ao desabafar descaso da saúde pública de Baldim com seu pai

"Empurrei a cadeira de rodas dele de São Vicente até aqui (Câmara Municipal), estou pedindo socorro e ajuda", disse o filho; veja o vídeo!

06/03/2024 às 17h18 Atualizada em 07/03/2024 às 13h40
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Na Reunião da Câmara Municipal de Baldim, na semana anterior (terça-feira, 27), usuários da Saúde se manifestaram reclamando da falta de médicos, acolhimento no pré-atendimento, irresponsabilidade com prontuários médicos e demora no atendimento e exames eletivos.

Segundo uma cidadã, o “médico 24 horas” vai até Sete Lagoas para conduzir paciente e a comunidade de Baldim fica sem médico, aumentando ainda mais o tempo de espera. E se acontecer algum acidente grave com outro cidadão, ele morre?”, questionou a moradora.

Já um idoso cadeirante, Sr. Geraldo, falou de sua grave situação. Dirigindo ao prefeito Fabrício Magalhães que acompanhava a reunião, ele disse que há falta de medicamentos nos postos de Saúde. De acordo com ele, uma consulta solicitada no 23 de julho de 2022 só saiu agora, acarretando neste tempo de espera, muitos problemas em sua saúde.

O filho do idoso também manifestou e chegou às lágrimas falando da situação do pai, o qual segundo ele, chega a fazer necessidades fisiológicas sem conseguir ir a tempo ao banheiro.

Ele contou que devido à falta de atenção na saúde pública, seu pai passou a ter incontinência urinária que afetou todos os seus órgãos, não conseguindo mais segurar urina e fezes.

Também disse que foi muitas vezes até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município e nenhuma fralda tem no local.

De acordo com ele seu pai necessita de uma frauda maior que está sendo adquirida em Belo Horizonte através de vaquinha. “Empurrei a cadeira dele de São Vicente até aqui! Então estou pedindo socorro, ajuda!”, implorou o filho do idoso.

VEJA O VÍDEO!

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Baldim Minas Gerais (@baldimminasgerais)

O Site Mega Cidade questionou o prefeito Fabrício Magalhães para saber o que ele tem a dizer a respeito da situação.

Resposta

"Primeiramente, é imperativo ressaltar que a saúde representa a mais alta prioridade da Administração Pública, sendo amplamente reconhecida pela vasta maioria da população. Essa priorização se reflete na implementação de medidas significativas, tais como a disponibilização de atendimento médico emergencial 24 horas, algo inédito em nossa jurisdição, bem como na oferta de serviços em 11 especialidades médicas no âmbito municipal. Além disso, destacamos a aquisição de veículos dedicados ao transporte de pacientes, a revitalização das Unidades de Saúde locais, o aprimoramento contínuo das equipes por meio de programas de capacitação, o alcance de recordes no agendamento de cirurgias eletivas e exames de alto custo.

Importante frisar que, em muitas ocasiões, essas iniciativas são custeadas com recursos próprios do Município, uma vez que os repasses financeiros provenientes das esferas federal e estadual são insuficientes para suprir integralmente as necessidades da área da saúde.

No que concerne ao acompanhamento de pacientes graves encaminhados a serviços de referência em outros municípios, em situações de extrema urgência, é incumbência ética e legal dos profissionais médicos realizar tal acompanhamento, sob pena de violação de seus deveres profissionais. Durante a ausência temporária do médico da Unidade, a equipe local está devidamente capacitada e preparada para atender às demandas dos pacientes, assegurando a continuidade e a qualidade da assistência médica.

No tocante à disponibilidade de medicamentos na Farmácia Básica Municipal, é válido salientar que nunca antes houve tal diversidade e quantidade de medicamentos disponíveis à população como atualmente. Eventuais indisponibilidades podem ocorrer exclusivamente devido a fatores como escassez de insumos ou atrasos na entrega por parte dos fornecedores.

Quanto à questão referente ao cidadão que apresentou sua demanda na Câmara Municipal, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e respeitando a privacidade do indivíduo, informamos que a referida demanda já foi devidamente encaminhada aos órgãos competentes, como o Serviço de Saúde e Assistência Social, estando em curso todas as medidas cabíveis por parte do poder público para sua resolução adequada.

Por último, gostaria de reiterar o meu compromisso constante com a saúde e o bem-estar dos habitantes de Baldim. Estou e continuarei a trabalhar incansavelmente em prol do melhor para todos os cidadãos desta comunidade."

Atenciosamente,

Fabrício Magalhães
Prefeito de Baldim

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 16h06 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Seg 28°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes