Segunda, 29 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Cirurgias

Sete Lagoas amplia oferta de cirurgias eletivas em parceria com Cismisel

Ação vai permitir reduzir filas e dar vazão à demanda reprimida, principalmente em função do período de pandemia da Covid-19

07/03/2024 às 09h40
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Sete Lagoas amplia oferta de cirurgias eletivas em parceria com Cismisel

Após credenciamento junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião (Cismisel), a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - acaba de ampliar a oferta de procedimentos cirúrgicos eletivos (ou seja, aqueles que não são urgentes, mas sim agendados). 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, as cirurgias eletivas estão entre os procedimentos de maior relevância no SUS. "O aumento expressivo na procura por tratamento cirúrgico, principalmente em decorrência do hiato decorrente da pandemia do Covid-19, a escassez de novos recursos para ampliação da assistência e a ausência de alguns prestadores geram diversos impactos negativos para o paciente e município", explica. 

Para o secretário, quando estes procedimentos não são realizados em tempo oportuno, os pacientes podem ter evolução no quadro, prolongando sofrimento e impactando diretamente os atendimentos na Rede de Urgência e Emergência, acarretando tratamentos mais complexos e, consequentemente, mais onerosos. "Por isso, considerando a necessidade iminente de garantir a oferta de serviços que permita cuidados integrais de saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde, vamos reduzir consideravelmente a fila de espera por procedimentos cirúrgicos de média complexidade", acrescenta Dr. Marcelo. 

Recentemente representantes da Saúde de Sete Lagoas realizaram visitas técnicas aos municípios de Bom Despacho, Belo Horizonte (Hospital Luxemburgo) e Lagoa Santa, que passam a ser referências nos agendamentos. "Os procedimentos são agendados através da fila cadastrada na Central de Regulação de Serviços de Saúde, seguindo critérios conforme estabelecido nos fluxos e protocolos assistenciais vigentes. Ainda este ano pretendemos iniciar as cirurgias nessas cidades", ressalta o secretário municipal adjunto de Saúde, Alber Alípio, que participou das visitas técnicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes