Sábado, 27 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde SAMU

Treinamento e entrega de ambulâncias marcam início das operações do Samu Regional de Sete Lagoas

Vice-governador participou da entrega de mais 12 novas ambulâncias para atender aos 34 municípios da região

25/03/2024 às 17h14
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Treinamento e entrega de ambulâncias marcam início das operações do Samu Regional de Sete Lagoas

Os cerca de 150 novos profissionais aprovados no último processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, participaram do Treinamento Básico Introdutório durante dois dias, neste fim de semana, no auditório do Unifemm em Sete Lagoas. 

"Um marco histórico para a região de Sete Lagoas. Após 19 anos de SAMU Municipal, agora ele está sendo ampliado para oferecer uma assistência avançada para toda a região", comemorou o secretário municipal adjunto de Saúde, Alber Alípio. "Isso significa que vamos salvar muito mais vidas. Estamos preparados com uma grande equipe, com novas ambulâncias totalmente equipadas para que possamos prestar um melhor serviço mais rápido e humanizado, salvando mais vidas", completou o prefeito Duílio de Castro. 

O treinamento contou com palestras, oficinas práticas e até testes de condução das novas ambulâncias, além do recebimento dos novos uniformes. "Essa regionalização vem como um fator crucial pra gente, para melhor atendermos aquelas pessoas que não tinham o serviço nos demais municípios", explica a técnica de enfermagem do SAMU de Sete Lagoas, Nayara Caetano. A capacitação é parte dos esforços da Prefeitura de Sete Lagoas para a criação do SAMU Regional, que integra 34 municípios da região, e contempla ainda a nova sede da unidade, a contratação de condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos e a aquisição de mais 12 novas ambulâncias, que vão se somar aos cinco veículos que Sete Lagoas já possui. 

"Fica aqui todo nosso agradecimento à nossa equipe, que trabalhou nos últimos três anos, com documentos, formulários, solicitações junto ao Estado, diálogos constantes com os demais municípios, aquisição de equipamentos de qualidade, as novas ambulâncias, todos trabalhando duro para que isso pudesse acontecer", reconheceu o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes. "Deixaremos de atender a 240 mil pessoas para atender a aproximadamente 600 mil pessoas. Teremos 11 bases descentralizadas em toda a região para salvarmos mais vidas, tirar a dor de quem necessita ou mesmo uma palavra de conforto do médico direto da Central de Regulação", detalhou o coordenador geral do SAMU Regional, Múcio Eduardo Jr. 

Vice-governador

O treinamento teve início no sábado e continuou no domingo, com a participação do vice-governador Professor Mateus e a entrega das 12 novas ambulâncias para os municípios da região. "Fico muito feliz porque o modelo que está sendo implantado em Sete Lagoas é completamente diferente do que temos no resto do país. Um município, através do seu SAMU Municipal, assumindo a regionalização. Ficamos muito gratos com o esforço dos prefeitos dos 34 municípios, que terão uma condição de socorro muito maior nos momentos de necessidade", afirmou. O prefeito Duílio de Castro fez questão de agradecer também ao governador Romeu Zema, "peça essencial junto a todos os prefeitos da região para que pudéssemos construir esse modelo que com certeza salvará muito mais vidas", completou. O Samu Regional terá suas atividades integradas a partir da próxima semana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes