Sábado, 27 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Alerta

Vírus comedor de ânus mata em 30% dos casos e alerta Japão

Ação desse vírus muitas vezes é rápida e fulminante, atuando na garganta, pele, ânus e órgãos genitais. Autoridades ainda não sabem como atuar.

26/03/2024 às 13h37
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com nd+
Compartilhe:
Nos primeiros dois meses de 2024, foram detectados no país cerca de 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) – Foto: Reprodução
Nos primeiros dois meses de 2024, foram detectados no país cerca de 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) – Foto: Reprodução

Uma situação inusitada vem alarmando autoridades do Japão. O chamado “vírus comedor de ânus” vem se espalhando pelo país, chegando a causar alerta. A doença causada por ele é também chamada síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS).

Esse “apelido” dado ao vírus se deve à sua forma de agir, pois ele atua se proliferando na garganta, pele, ânus e órgãos genitais. A taxa de mortalidade dos infectados chega a 30%, o que é o motivo de tanta preocupação.

Nos dois primeiros meses de 2024 foram registrados 941 casos, o que deve ultrapassar os anos anteriores. Os sintomas causados pelo vírus vão desde febre e dificuldade respiratória a disfunção renal e hepática. Também causa pressão confusão mental, baixa pressão arterial, dores musculares e até vômitos.

Doença mata aproximadamente 30% dos infectados – Foto: Reprodução  Doença mata aproximadamente 30% dos infectados – Foto: Reprodução

Vírus misterioso

É mais comum que ataque idosos, a partir dos 65 anos. Entretanto, novos casos com pacientes com menos de 50 anos têm deixado as autoridades alarmadas. No pior registro, um adolescente de 14 teve que amputar as mãos e os pés em razão do choque tóxico causado pelo vírus.

Autoridade de saúde do Japão ainda não sabem como combater a ação do vírus – Foto: Reprodução  Autoridade de saúde do Japão ainda não sabem como combater a ação do vírus – Foto: Reprodução

“Há muita coisa que não sabemos sobre a atuação do vírus. Sobretudo essa forma fulminante de ataque, graves e repentinas do estreptococos. Também não temos ainda condições de explicar”, publicou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado recente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes