Segunda, 29 de Abril de 2024
30°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Pets

Sete Lagoas atinge a marca de 10 mil castrações gratuitas de cães e gatos

16/04/2024 às 10h18
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) chegou à marca de 10 mil castrações de cães gatos em menos de quatro anos em Sete Lagoas. 

O procedimento fundamental para a saúde dos animais é realizado na sede do CCZ e no veículo castramóvel que, a cada mês, visita uma região diferente de Sete Lagoas. O programa foi implantado pela Prefeitura em junho de 2020 e realizada uma média de 2.500 castrações gratuitas por ano. “Hoje temos que comemorar uma marca inédita que coloca Sete Lagoas em posição de destaque quanto a este tipo de prestação de serviço. Agradeço todos os servidores do CCZ pelo empenho que garantiu este número de castrações. Vamos continuar firmes para aumentar ainda mais esta marca”, comentou o prefeito Duílio de Castro.

Para manter um programa eficaz de castração de animais a Prefeitura investe pesado em todos os setores do CCZ que também possuiu uma equipe completa de veterinários, técnicos e pessoal do setor administrativo. “É uma união de esforços para conseguir melhorar continuamente a estrutura e fortalecer a equipe. A reforma do bloco cirúrgico, por exemplo, trouxe um ambiente adequado para receber os animais e equipe técnica trabalhar”, comentou Dr. Marcelo Fernandes.

Este verdadeiro mutirão de castrações é fruto de uma gestão preocupada com a saúde dos cães e gatos. A mudança de patamar ocorreu na atual gestão e merece o reconhecimento de quem está na linha de frente desta política pública. “Somos muito gratos ao prefeito Duílio de Castro e gestores da saúde pela confiança em nosso projeto. O CCZ era um órgão escondido, inoperante e ficou 20 anos parado no tempo. Neste governo, conseguimos melhorar, expandir e atualizar em todos os níveis”, disse Patrícia Silveira.

As castrações gratuitas no CCZ devem ser agendadas no link https://zoonoses.setelagoas.mg.gov.br/cadastro.php, e a cada mês, o castramóvel está em uma região da cidade. Neste mês de março, o veículo fica no bairro Montreal, na sede do Cramam, toda terça e quarta-feira. O serviço traz vários benefícios aos animais e ainda evita o abono de filhotes de gestações indesejadas de cães e gatos.

Além das castrações, o CCZ também realiza os seguintes procedimentos: resgate de animais, testes de leishmaniose visceral canina, testes de esporotricose em gatos, orientações sobre pragas e animais peçonhentos e sinantrópicos, exames sorológicos de dengue e análises de qualidade da água (turbidez, microbiologia, cloro residual).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes