
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) chegou à marca de 10 mil castrações de cães gatos em menos de quatro anos em Sete Lagoas.
O procedimento fundamental para a saúde dos animais é realizado na sede do CCZ e no veículo castramóvel que, a cada mês, visita uma região diferente de Sete Lagoas. O programa foi implantado pela Prefeitura em junho de 2020 e realizada uma média de 2.500 castrações gratuitas por ano. “Hoje temos que comemorar uma marca inédita que coloca Sete Lagoas em posição de destaque quanto a este tipo de prestação de serviço. Agradeço todos os servidores do CCZ pelo empenho que garantiu este número de castrações. Vamos continuar firmes para aumentar ainda mais esta marca”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Para manter um programa eficaz de castração de animais a Prefeitura investe pesado em todos os setores do CCZ que também possuiu uma equipe completa de veterinários, técnicos e pessoal do setor administrativo. “É uma união de esforços para conseguir melhorar continuamente a estrutura e fortalecer a equipe. A reforma do bloco cirúrgico, por exemplo, trouxe um ambiente adequado para receber os animais e equipe técnica trabalhar”, comentou Dr. Marcelo Fernandes.
Este verdadeiro mutirão de castrações é fruto de uma gestão preocupada com a saúde dos cães e gatos. A mudança de patamar ocorreu na atual gestão e merece o reconhecimento de quem está na linha de frente desta política pública. “Somos muito gratos ao prefeito Duílio de Castro e gestores da saúde pela confiança em nosso projeto. O CCZ era um órgão escondido, inoperante e ficou 20 anos parado no tempo. Neste governo, conseguimos melhorar, expandir e atualizar em todos os níveis”, disse Patrícia Silveira.
As castrações gratuitas no CCZ devem ser agendadas no link https://zoonoses.setelagoas.
Além das castrações, o CCZ também realiza os seguintes procedimentos: resgate de animais, testes de leishmaniose visceral canina, testes de esporotricose em gatos, orientações sobre pragas e animais peçonhentos e sinantrópicos, exames sorológicos de dengue e análises de qualidade da água (turbidez, microbiologia, cloro residual).

SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 24°


