Durante este mês de maio, estão sendo realizadas no espaço físico do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Fortuna de Minas/ MG, a “Oficina Estação Família”, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Trata-se de uma oficina de reflexão com famílias, cujo intuito é desenvolver atividades que pressupõem vivências concretas, resultantes da vida cotidiana das famílias, utilizando recursos interativos e reflexivos que facilitem a reorganização do pensar, sentir e agir. Assim posto, tal espaço propicia o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário.
O público alvo da “Oficina” são as famílias que residem no município, tendo em vista que o CRAS oferta um serviço de caráter preventivo, protetivo e proativo, com a perspectiva de acautelar a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais no território. Os profissionais responsáveis pela elaboração e execução da “Oficina” são: a coordenadora Ariadna Abreu, a assistente social Tatiana Figueiredo, o psicólogo Cássio Santos, a assistente/auxiliar administrativa Camila Almeida e Franciele Resende, o estagiário de psicologia Diego Azevedo e a cozinheira Ilamara Diniz.
Os encontros foram iniciados no dia 3 de maio e são realizados uma vez por semana nas dependências do CRAS, com duração de duas horas. De acordo com a equipe responsável, cabe destacar que estão participando da “Oficina”, integrantes do núcleo familiar, ou seja, “homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, permitindo um espaço heterogêneo, diversificando os pontos de vista sobre os temas discutidos, enriquecendo e permitindo a troca de experiências e possibilitando aos participantes, o exercício do diálogo, da convivência e da reflexão”.
Da redação
Mín. 10° Máx. 25°