Segunda, 22 de Julho de 2024
16°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia PIX

Falha no sistema expõe chave Pix e outros dados de 39 mil clientes da 99Pay, informa Banco Central

Este foi o 11º vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020

11/07/2024 às 10h19
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos Foto: Agência Brasil/EBC
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos Foto: Agência Brasil/EBC

Após uma falha no sistema, 39.088 chaves Pix de clientes da 99Pay Instituição de Pagamentos tiveram dados vazados, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (10).

A exposição, informou o BC, ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Este foi o 11º vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu nos dias 26 de junho a 2 de julho e abrangeu o nome do usuário, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara (CPF com asteriscos para não mostrar todos os números), a instituição de relacionamento, a agência e o número da conta. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.

O Banco Central ressalta que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

De acordo com o BC, a exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. Em todos os 11 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários.

A entidade informou ainda que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

O que diz a 99Pay

Por meio de nota, a empresa informou que o incidente de segurança foi sanado e que o vazamento não acarretará perdas financeiras, porque não resultou na exposição de nenhum dado sensível. A instituição informou que o total de usuários afetados representa apenas 0,0003% de sua base e está à disposição para prestar esclarecimentos e apoio.

“A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível”, destacou o comunicado.

(Agência Brasil)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h11 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 28°

Ter 28°C 13°C
Qua 28°C 12°C
Qui 29°C 12°C
Sex 30°C 13°C
Sáb 30°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes