
De janeiro a julho de 2024, o Ligue 180, serviço do governo federal para o enfrentamento à violência contra a mulher, registrou 8.417 denúncias em Minas Gerais, representando um aumento de 32,66% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em âmbito nacional, o serviço recebeu 84,3 mil denúncias, um aumento de 33,5% em relação aos primeiros sete meses de 2023.
Os dados revelam que a maior parte das vítimas de violência em Minas Gerais são mulheres entre 40 e 44 anos, com 1.456 casos registrados. Mulheres negras ou pardas constituem o grupo mais afetado, com 4.868 denúncias, e os agressores mais comuns são esposos e companheiros, responsáveis por 2.950 ocorrências.
Ellen Costa, coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher, sugere que o aumento no número de denúncias pode estar relacionado tanto a uma maior conscientização das mulheres sobre seus direitos quanto ao fortalecimento das redes de apoio articuladas pelos governos federal, estadual e municipal.
Ela também ressalta o papel crucial da denúncia no rompimento do ciclo de violência, lembrando que o serviço do Ligue 180 é sigiloso, protegendo a identidade das denunciantes e reduzindo o risco de represálias.
Além disso, o governo federal anunciou recentemente uma nova etapa de reestruturação do Ligue 180, que agora opera de forma independente da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. O serviço, gratuito e disponível 24 horas por dia, reforça sua missão de ser um canal fundamental na luta contra a violência de gênero.

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 16° Máx. 24°

