
O Governo de Minas continua intensificando suas ações no combate à violência contra as mulheres em todo o estado e instituiu, nesta quarta-feira (21/8), a criação da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher.
Essa nova divisão será responsável por coordenar a política de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A diretoria terá a função de supervisionar tecnicamente as ações de todas as delegacias especializadas em atendimento às mulheres em Minas Gerais. O objetivo é unificar o tratamento dos casos e aprimorar a coordenação das informações e estratégias entre as diferentes unidades policiais.
A assinatura do despacho que determina a criação do órgão foi feita pelo vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, durante o evento “Agosto Lilás: Quebre o Ciclo da Violência”, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
O evento é realizado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), com apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov).
O vice-governador de Minas destacou que o momento é de sensibilização, revisão de resultados e planejamento das ações a serem executadas para combater a violência contra as mulheres no estado.
“Esse esforço envolve várias áreas do nosso governo. Ao longo dos últimos três anos e meio, o governador tem enfatizado a necessidade de programas e estruturas dedicadas a esse combate, o que resultou em uma expansão considerável das delegacias de atendimento às mulheres em todo o estado e, agora, na criação de uma diretoria para coordenar essas delegacias”, destacou o vice-governador.
"O objetivo é estruturar um esforço em todo o estado para ter uma resposta mais ágil e uma investigação mais efetiva, garantindo que o Ministério Público possa processar e manter os agressores presos", assegurou Professor Mateus.
Protocolo de atendimento
Além da resolução que cria a nova diretoria que tornará as ações da investigação e combate ao crime mais efetivas, a Polícia Civil também fará o lançamento de um protocolo de atendimento para padronizar a atuação em todas as 70 delegacias de atendimento às mulheres em Minas Gerais.
A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, a delegada-geral Letícia Gamboge, explicou como será o procedimento. “Esse protocolo inclui ações para o acolhimento adequado e encaminhamento para a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Celeridade na concessão das medidas protetivas de urgência. Agilidade na conclusão dos inquéritos policiais e, se necessário, a prisão do agressor com a maior celeridade possível”, explicou.
Agosto Lilás: Quebre o Ciclo da Violência
O evento tem como objetivo debater melhores soluções, políticas públicas e os meios de proteção e de acolhimento das mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar.
A ação integra a campanha Agosto Lilás, mês voltado à proteção da mulher e destinado à conscientização para o fim da violência doméstica e familiar.
"É uma maneira de conscientizar as mulheres para denunciarem quaisquer situações de violência doméstica e familiar. Estamos aqui reunindo mais de 450 servidores da PCMG, da Sedese-MG, da Segov e também parceiros de outras entidades que compõem a rede estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, para que juntos construamos as melhores alternativas e soluções”, destacou Letícia Gamboge.
Dentre as atividades programadas estão as seguintes apresentações:

Sete Lagoas Novo painel permite acompanhar impactos das mudanças climáticas no Brasil e na América Latina
CURVELO Curvelo, Felixlândia e Pompéu terão simulados de segurança da barragem de Retiro Baixo
Caetanópolis Caetanópolis promove Caminhada Ecológica em campanha de conscientização sobre a saúde
PARAOPEBA Prefeitura de Paraopeba disponibiliza emissão de contracheques pela internet
PARAOPEBA Prefeitura de Paraopeba disponibiliza emissão de contracheques pela internet
FORTUNA DE MINAS Fortuna de Minas realiza ações do Novembro Azul com atendimento nas comunidades rurais e na zona urbana
Sete Lagoas Mega da Virada 2026 terá sorteio em 1º de janeiro e prêmio estimado em mais de R$ 1 bilhão
CORINTO Acidente na BR-496 termina com uma morte e três pessoas feridas em Corinto
FALTA DE LUZ Chuva e ventania provocam falta de energia em Sete Lagoas e Inhaúma; Cemig prevê normalização nesta terça Mín. 20° Máx. 34°


