
O fogo não dá trégua na Serra da Moeda, na região Central de Minas. O trabalho para controlar o incêndio de grandes proporções que atinge a vegetação entre Moeda e Itabirito chega ao terceiro dia nesta quarta-feira (21).
Moradores do entorno contam que as chamas estão cada vez mais perto das casas. Além lamentar a destruição provocada, eles estão preocupados com o abastecimento de água.
O temor é que as chamas se alastrem ainda mais e danifiquem os canos que levam a água até as residências. "No momento, o abastecimento não foi interrompido.
Mas, caso o incêndio permaneça, os moradores podem ficar sem água”, diz o brigadista Cleverson Vidigal, do grupo Abrace a Serra.
Incêndio atinge Serra da Moeda pelo terceiro dia. Chamas se alastram perto da região do Topo do Mundo.
— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) August 21, 2024
🎥Cleverson Vidigal, brigadista.#jornalhojeemdia pic.twitter.com/PpFMqOSddz
O fogo já se aproxima de um dos principais condomínios da região, o Retiro do Chalé. Brigadistas já adotam medidas como capinar a vegetação próxima, para evitar que a queimada se alastre. No momento, a ocorrência está parcialmente controlada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta quarta os militares farão um sobrevoo na região atingida. Um mapeamento será feito para verificar a existência de novos focos e redefinir as estratégias de atuação.
Está previsto também o emprego de uma aeronave para auxiliar no combate ao incêndio. O modelo é capaz de jogar água enquanto faz o sobrevoo. A equipe conta com um efetivo de 14 militares, 19 brigadistas e dois agentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O posto de comando da operação foi estabelecido na antiga base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-040, que possui um heliponto. O local conta com estrutura de hidrantes para captação de água.

Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade
Assistência Social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil e os vínculos familiares em Caetanópolis
Concurso público Prefeitura de Cordisburgo abre processo seletivo para Auxiliar de Obras e Serviços
Sustentabilidade Santana de Pirapama recebe Seminário Itinerante de Turismo Sustentável
Educação Em Jequitibá, Prefeitura busca valorização dos profissionais da educação e fortalece a qualidade do ensino
Transparência Prefeitura de Sete Lagoas Institui Comissão Especial Sindicante para Fiscalização de Contrato de Saúde Mín. 20° Máx. 28°


