
Agora é a hora e a vez do levantamento de peso com os atletas mineiros nos jogos Paralímpicos de Paris. As disputas começam nesta quarta-feira e seguem até domingo (de 4 a 8/9).
Caroline Fernandes Alves, Lara Aparecida Ferreira, Mateus de Assis e Tayana de Souza Medeiros estão prontos para mostrar a força de Minas ao mundo.
Caroline, Lara e Tayana competem com o incentivo do Bolsa Atleta, programa do Governo de Minas desenvolvido pela Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e dedicam tudo a esse momento.
As três atletas moram e treinam em Uberlândia, treinam no Praia Clube e completam a delegação de 23 paratletas mineiros do Time Brasil.
Crescimento
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressalta a força do esporte como ponto alto de transformações sociais, possibilitando aos jovens desenvolvimento em várias áreas. “Minas incentiva o esporte paralímpico por meio de diversos programas”, resume Alê Portela.
A secretária comemora as medalhas conquistadas até aqui em Paris e destaca o resultado positivo para o crescimento do esporte paralímpico em Minas e no Brasil, inclusive por meio dos projetos e investimentos para apoio e incentivo de atletas e técnicos realizados pelo Governo de Minas.
Políticas de apoio ao paradesporto
Além do Bolsa atleta e Bolsa técnico, que apoiam direta e prioritariamente o atleta em modalidade olímpicas e paralímpicas de alto rendimento no estado, o Governo de Minas incentiva o esporte inclusivo por meio de outros programas.
Também executado pela Subsecretaria de Esportes, o Programa Núcleo de Fomento ao Paradesportorto tem o objetivo de ampliar a participação das pessoas com deficiência nas políticas públicas esportivas, contribuindo no processo de inclusão e autonomia do público-alvo, e no surgimento de talentos paradesportivos.
Jogos inclusivos
O JimiP - Jogos do Interior de Minas Paradesporto - é destinado à paratletas da toda a sociedade civil, não apenas em idades escolares.
Ele ocorre anualmente e, este ano, após duas temporadas realizadas na Universidade Federal de Juiz de Fora, está marcado para Uberlândia, o berço do paradesporto em Minas Gerias, com 32 municípios participantes e 612 atletas inscritos em quatro modalidades: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas 3x3, Bocha e Natação.
O Jemg Paradesporto é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar democrática. Ele contribui na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos e selecionar os representantes do estado para as Paralimpíadas Escolares Nacional.

Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 21° Máx. 32°

