
Agora é a hora e a vez do levantamento de peso com os atletas mineiros nos jogos Paralímpicos de Paris. As disputas começam nesta quarta-feira e seguem até domingo (de 4 a 8/9).
Caroline Fernandes Alves, Lara Aparecida Ferreira, Mateus de Assis e Tayana de Souza Medeiros estão prontos para mostrar a força de Minas ao mundo.
Caroline, Lara e Tayana competem com o incentivo do Bolsa Atleta, programa do Governo de Minas desenvolvido pela Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e dedicam tudo a esse momento.
As três atletas moram e treinam em Uberlândia, treinam no Praia Clube e completam a delegação de 23 paratletas mineiros do Time Brasil.
Crescimento
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressalta a força do esporte como ponto alto de transformações sociais, possibilitando aos jovens desenvolvimento em várias áreas. “Minas incentiva o esporte paralímpico por meio de diversos programas”, resume Alê Portela.
A secretária comemora as medalhas conquistadas até aqui em Paris e destaca o resultado positivo para o crescimento do esporte paralímpico em Minas e no Brasil, inclusive por meio dos projetos e investimentos para apoio e incentivo de atletas e técnicos realizados pelo Governo de Minas.
Políticas de apoio ao paradesporto
Além do Bolsa atleta e Bolsa técnico, que apoiam direta e prioritariamente o atleta em modalidade olímpicas e paralímpicas de alto rendimento no estado, o Governo de Minas incentiva o esporte inclusivo por meio de outros programas.
Também executado pela Subsecretaria de Esportes, o Programa Núcleo de Fomento ao Paradesportorto tem o objetivo de ampliar a participação das pessoas com deficiência nas políticas públicas esportivas, contribuindo no processo de inclusão e autonomia do público-alvo, e no surgimento de talentos paradesportivos.
Jogos inclusivos
O JimiP - Jogos do Interior de Minas Paradesporto - é destinado à paratletas da toda a sociedade civil, não apenas em idades escolares.
Ele ocorre anualmente e, este ano, após duas temporadas realizadas na Universidade Federal de Juiz de Fora, está marcado para Uberlândia, o berço do paradesporto em Minas Gerias, com 32 municípios participantes e 612 atletas inscritos em quatro modalidades: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas 3x3, Bocha e Natação.
O Jemg Paradesporto é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar democrática. Ele contribui na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos e selecionar os representantes do estado para as Paralimpíadas Escolares Nacional.

FUTEBOL Democrata-SL vence Villa Nova fora de casa e fica a um empate do título do Módulo II
FUTEBOL Democrata e Villa Nova iniciam disputa pelo título do Módulo II nesta quarta-feira
SETE LAGOAS Sete Lagoas recebe pela primeira vez etapa da Liga Mineira de Voleibol
SETE LAGOAS 1ª Copa Lado a Lado celebra o esporte de base e consagra campeões nas categorias Sub-15 e Sub-17 em Sete Lagoas
COPA DO BRASIL Atlético e Cruzeiro se enfrentam nas quartas da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido
FUTEBOL Final entre Democrata-SL e Villa Nova tem datas e horários definidos
SETE LAGOAS Sete Lagoas conquista 10 medalhas e termina JEMG com vice-campeonato no taekwondo
SETE LAGOAS Democrata-SL enfrenta o Mamoré neste sábado na Arena do Jacaré em jogo que vale acesso ao Módulo I
FUTEBOL Atlético enfrenta o Remo neste sábado (8) com dois desfalques importantes pelo Brasileirão Mín. 16° Máx. 30°
