A saúde de Sete Lagoas será beneficiada com novas obras e projetos graças a articulações lideradas pelo vereador e presidente da Câmara, Caio Valace. Em reunião realizada na última terça-feira (6), na Câmara Municipal, representantes locais e federais discutiram as ações que trarão avanços significativos para o município, incluindo a instalação de uma Policlínica ao lado do Hospital Regional, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Santa Luzia e Esperança, e o andamento do CAPS III, que ampliará o atendimento em saúde mental.
Um dos destaques da reunião foi a presença de Philippe Silva, Assessor Técnico da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, que reforçou o compromisso do Governo Federal com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área da saúde. Segundo Philippe, Sete Lagoas foi contemplada com projetos estratégicos, como a Policlínica, que proporcionará acesso a mais especialistas, e as UBSs, que fortalecerão o atendimento primário.
O secretário municipal de Saúde de Sete Lagoas, Higino Lopes Pereira, reforçou a relevância do diálogo articulado por Caio Valace. “A reunião estreitou os laços entre o município e o Ministério da Saúde. Esse alinhamento é fundamental para que consigamos trazer melhorias concretas para a população.”
Durante o encontro, Alber Alípio Ribeiro, subsecretário de Saúde do município, destacou a relevância da representatividade política para viabilizar projetos essenciais. “Ter um elo com Philippe Silva, que está no Ministério, e o Caio Valace abrindo as portas para o diálogo, nos permite avançar com soluções concretas, como a definição do terreno da Policlínica, que agora está resolvida”, afirmou.
O presidente da Câmara, Caio Valace, enfatizou a importância de unir esforços para concretizar os projetos. “Essa reunião foi essencial para alinharmos as obras que Sete Lagoas vai receber, como a Policlínica, o CAPS III, as UBSs e tantas outras melhorias. Nossa missão é fazer o dever de casa e garantir que tudo seja implantado no menor tempo possível”, disse.
Obras devem iniciar até fevereiro de 2025
As obras da Policlínica e das duas UBSs estão previstas para começar até fevereiro de 2025. Philippe Silva reforçou que essas obras são de "grande importância para a população", pois ampliam o acesso a serviços essenciais, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores. Ele agradeceu ao vereador Caio Valace pelo empenho na interlocução com o Governo Federal e a Prefeitura, facilitando o avanço dos projetos.
“Com essas ações, Sete Lagoas dá um passo importante na melhoria da saúde pública, atendendo a demandas antigas da população e fortalecendo o compromisso de promover qualidade de vida e acesso digno aos serviços de saúde”, afirmou Caio. Outro compromisso feito por Philippe Silva foi de trabalhar para transformar a UBS Belo Vale em uma UPA 24 horas. Apesar de não atender a alguns requisitos técnicos atualmente, o processo será revisado com foco em viabilizar essa melhoria para a comunidade.
Mín. 16° Máx. 29°