Livros de Literatura Infanto-Juvenil e diversas, de Ciências, Ciências Biológicas, Psicologia, Filosofia, Matemática, Física, Língua Portuguesa, Química, História, Geografia, Línguas Estrangeiras, Biografia, Política, Direito, Administração, Enciclopédias e Espaço do Professor, podem ser encontrados na “Biblioteca Pública Municipal Professora Tereza Nicomedes” de Fortuna de Minas, disponível para alunos das escolas e leitores da comunidade.
Atualmente, a “Biblioteca” conta com mais de 500 cadastros, o que é um número bastante considerável para uma população próxima a 3.000 habitantes. Outro fator que valoriza o número de cadastros é a procura por livros, principalmente de “Literatura Infanto-Juvenil”, considerando o fato de encontrarmos em plena era da Internet. “Embora a rede eletrônica disponibilize pesquisas e livros, isso não substitui o prazer de ter o livro em mãos, que pode ser transportado e manuseado em qualquer lugar”, avalia a secretária municipal de Educação, Leila Abreu.
O nome da “Biblioteca” é uma justa homenagem a Tereza do Menino Jesus Nicomedes, falecida em setembro de 2003. Um “banner” no interior da “Biblioteca Pública Municipal” apresenta a sua biografia: “Aos 23 anos de idade, em 1949, veio para Fortuna de Minas, onde lecionou até 1952. Apesar de ter vivido apenas três anos na cidade, amou esta terra e seu povo como ninguém.”
Para Leila Abreu a busca por pesquisas em bibliotecas diminui mesmo por causa da Internet, mas que por outro lado, a “Biblioteca Pública Municipal” tem seu lugar. “Assim sendo, há aqueles que sempre buscam livros na “Biblioteca. O que a gente quer é oferecer para os moradores de Fortuna de Minas, essa possibilidade de leitura que faz o aprendizado, distrai e enaltece a alma. De fato, a ‘Biblioteca’ é importante por ser um espaço de cultura, lazer e educação. Além do mais, o próprio prédio caracteriza uma história e é um cartão-postal para a cidade.”, manifesta.
Da redação
Mín. 10° Máx. 25°