A prefeitura municipal de Cachoeira da Prata-MG, por meio da Secretaria de Saúde / Setor de Vigilância Epidemiológica, consciente de que os animais merecem maior respeito, iniciará atendimento clínico veterinário gratuito no município, a partir do próximo dia 27. O setor de vigilância epidemiológica informa que o atendimento será realizado pela veterinária Khristyne Heback Machado.
O atendimento será feito por agendamento prévio e no domicílio do proprietário do animal, salvo ressalva em casos de maior gravidade/urgência. Segundo o Setor de Vigilância Epidemiológica, a princípio esse atendimento só será disponibilizado para animais no perímetro urbano. Estão previstas atividades tais como: consultas, orientações, indicações de exames, prescrições de medicamentos e atendimentos clínicos para tratar de problemáticas como verminose, parasitas, sarnas, entre outras, bem como fazer a coleta de sangue para sorologia, quando o animal apresentar sinais clínicos de leishmaniose.
De acordo com o coordenador da vigilância Epidemiológica, Darlan Fernandes, a eutanásia só será realizada quando comprovado a necessidade por meio de exames e com acompanhamento veterinário, em animais em estado terminal ou que ofereçam risco à Saúde Pública. “Ao disponibilizar esse atendimento, procura-se evitar que determinadas zoonoses contaminem pessoas sem acesso às clínicas particulares e reduzir o sofrimento desses animais tão queridos pelos seus proprietários”, ressalta.
Segundo Darlan Fernandes, a temática do cuidado com os animais encontra embasamento em setores da Administração Pública, tais como Saúde e Meio Ambiente, visando sobretudo, a questão humanitária. “Nesse sentido, esse projeto é pioneiro na região e demonstra quanto o prefeito municipal está atento às reivindicações e necessidades da população, oferecendo o serviço veterinário de forma gratuita e com atendimento na residência daquelas pessoas que não podem pagar um atendimento particular”, enfatiza.
O atendimento ocorrerá às terças e quintas-feiras, no horário de 13 às 15h30min, podendo sofrer alterações que serão comunicadas previamente. O agendamento deverá ser feito pelos telefones: 3716-1843 e 99638-1798.
Da redação
Mín. 10° Máx. 25°