“Saúde das mulheres: desafio para a integralidade com equidade” foi o tema da “1ª Conferência de Saúde da Mulher” de Fortuna de Minas, ocorrida no dia 9 deste mês, às 12h30min, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento realizado pela Secretaria e Conselho Municipais de Saúde contou com excelente participação da comunidade.
A composição de mesa da “1ª Conferência de Saúde da Mulher” contou com o vice-prefeito Cláudio de Nicote, representando o prefeito Dr. Patrick Diniz; a secretária de Saúde, Ediege Morais; a presidente do Conselho de Saúde, Alessandra Barbosa; a 1ª dama do Município e secretária de Assistência Social, Fabiana Faria; a coordenadora do CRAS, Ariadna Abreu e o presidente da Câmara Municipal, Bruno de Marcinho.
Palestra sobre a “Violência contra a Mulher” foi realizada pela psicóloga Tamires Dias, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). De acordo com a secretária de Saúde, Ediege Morais, foram formados quatro grupos de discussão para apresentação das propostas em plenária, em busca de melhorias para a “Saúde da Mulher”. E completou: “Também ocorreu a eleição de um membro do governo, dois representantes da comunidade – usuários do atendimento de Saúde e um representante dos servidores da Saúde, para participar da ‘Conferência Estadual de Saúde da Mulher’ que acontecerá em Belo Horizonte”.
A secretária Ediege enfatiza este acontecimento de grande importância para o município de Fortuna da Minas. “A Conferência foi muito produtiva com 54 participantes, sendo que 90% foram de mulheres. E esta foi uma oportunidade para expor as necessidades e demandas para a ‘Saúde da Mulher’ de Fortuna de Minas.”, finalizou.
Mín. ° Máx. °