
Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (20), com início às 9 horas, em Sete Lagoas, o Posto de Atendimento Pré-processual (Papre) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na sede da Câmara Municipal.
O posto é fruto do Termo de Cooperação nº 251, firmado em dezembro de 2024 pelo então presidente do Legislativo, vereador Caio Valace, possibilitando um importante passo para a defesa dos direitos do cidadão.
O Cejusc é sinônimo de agilidade e eficiência. Em Minas Gerais, já existem mais de 100 unidades instaladas, todas com resultados expressivos nas comunidades atendidas. Além de audiências e sessões de conciliação e mediação pré-processuais, o posto oferece serviços de atendimento e orientação ao cidadão. O setor é o ponto inicial para os usuários, onde recebem informações e suporte sobre suas demandas antes que estas cheguem ao âmbito judicial.

"Com o Cejusc, as pessoas ganham uma ferramenta moderna para resolver conflitos de maneira mais rápida e acessível, evitando a judicialização e promovendo a paz social. Este é um marco para nossa cidade e para todos os cidadãos que buscam justiça de forma prática e eficiente”, destaca Caio Valace, ressaltando a importância da iniciativa para Sete Lagoas.
A instalação do Papre reforça o compromisso do Poder Legislativo com a inovação e com a acessibilidade ao sistema de justiça. O novo posto atende à crescente demanda por soluções mais céleres e humanas, garantindo que conflitos sejam resolvidos sem a necessidade de processos judiciais demorados. Os cidadãos podem procurar apoio nas áreas do consumidor, trânsito, família e outras.
O Cejusc fará parte do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), um espaço multipropósito inaugurado em dezembro de 2023, durante a gestão do então presidente Caio Valace. O CAC oferece diversos serviços essenciais à população, como defesa do consumidor, acesso à internet popular com recursos de acessibilidade e diversos outros serviços.

A integração do Cejusc ao CAC reforça o compromisso do Legislativo com o acesso à justiça, complementando a gama de serviços voltados para a cidadania e a solução ágil de conflitos. “Com o Cejusc, Sete Lagoas segue o exemplo de outras cidades mineiras, proporcionando à sua população um acesso mais justo e eficiente aos seus direitos. A iniciativa é mais um legado da nossa gestão à frente da Câmara de Sete Lagoas. Sempre priorizamos projetos de impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos”, afirma Caio.
O QUE É CEJUSC
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) é uma ferramenta do Poder Judiciário que promove audiências e sessões de conciliação e mediação pré-processuais. Além disso, oferece serviços de atendimento e orientação ao cidadão, permitindo resolver questões de forma célere e eficaz, antes mesmo de se tornarem processos judiciais.
O setor de cidadania do Cejusc é o primeiro ponto de contato do cidadão, fornecendo informações e orientações sobre cada caso. Com mais de 100 unidades já instaladas em Minas Gerais, o Cejusc tem se consolidado como um sinônimo de eficiência e pacificação social, beneficiando diretamente as comunidades atendidas.

Indicação PT indica Marília Campos como candidata ao Senado em Minas Gerais
Mandato Justiça Eleitoral reprova contas de campanha de deputado mineiro, que tenta recurso
Judicial Justiça confirma regularidade de pagamentos da Prefeitura aos garis
Atuação parlamentar Vereador Ivson prioriza ato político nacional e deixa demandas locais em segundo plano
Investigação Oposição pede investigação sobre gastos de Zema com aviões oficiais
Eleições 2026 Deputado cassado, o carioca Eduardo Cunha quer voltar à Câmara dos Deputados por Minas Gerais
Denuncia eleitoral TRE-MG julga em janeiro recurso sobre suposta compra de votos com distribuição de bebidas em eleição municipal
Suspensão Justiça suspende lei que autorizava doação de terreno público a empresa ligada a doador da campanha do prefeito de Pedro Leopoldo
Condenado Nikolas Ferreira é condenado a pagar indenização à deputada Duda Salabert Mín. 17° Máx. 25°

