
Neste sábado, 1º de março, a cidade de Cachoeira da Prata celebra seus 62 anos de história. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal realizará uma solenidade breve pela manhã, convidando todas as autoridades municipais e os munícipes para participarem dessa comemoração especial.
A história de Cachoeira da Prata remonta ao período indígena, com a região possivelmente habitada por povos do tronco linguístico macro-jê até o século XVI. Originalmente chamada Cachoeira do Macacos, a cidade foi fundada por volta de 1886, com a instalação da Cia. Têxtil Cachoeira do Macacos, que atraiu os primeiros moradores para o povoado. A cidade cresceu ao redor da pequena indústria e da figura ilustre de Dr. Geraldo, que desempenhou um papel central na vida local.
Em 1962, o município se emancipa de Inhaúma e, em 1º de março de 1963, Cachoeira da Prata é oficialmente instalado. Em 1975, a cidade teve sua denominação alterada para Cachoeira da Prata, após um plebiscito.

A cidade é conhecida por suas festas tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada anualmente em setembro, e a festa de São Judas Tadeu, no final de outubro. O carnaval também é um destaque, com blocos famosos como "007", "Breguenight", "Caverna do Dragão" e outros, atraindo visitantes a cada ano. Em julho, o "carnaval temporão" também é um evento esperado.
A culinária local é outro atrativo, com pratos típicos como a empadinha "capa seca" e a galinha caipira com angu e ora-pro-nóbis. O turismo é enriquecido por pontos históricos como o Cruzeiro, a represa do Ribeirão dos Macacos, a Rua Velha (com casas de mais de 100 anos) e a Igreja da Praça Matriz com seu altar em carrara.

Cachoeira da Prata também se destaca no esporte, especialmente no futebol. O Cachoeirense Futebol Clube, fundado em 1919, foi campeão da liga amadora de Sete Lagoas e região em 1987. Além disso, a cidade tem o estádio Dr. Geraldo Pereira da Rocha, em homenagem a um de seus cidadãos mais ilustres.
A economia local foi historicamente impulsionada pela indústria têxtil, com a Cia. Têxtil Cachoeira Velonorte dominando o setor até a década de 1990, quando a empresa faliu. Atualmente, a economia de Cachoeira da Prata é voltada para a extração de areia para a construção civil, além de atividades agropecuárias e comerciais.
Com cerca de 600 associados, a maior entidade local é o Sindicato Têxtil (SINDIFTAC), que ainda mantém forte presença na cidade, além de outras organizações como a SSVP e o Rotary Clube.
Cachoeira da Prata, com sua rica história, cultura vibrante e um povo acolhedor, segue firme em sua trajetória, celebrando suas tradições e superando os desafios do presente.
Oportunidade Prefeitura de Cachoeira da Prata anuncia Processo Seletivo para Contratação de Professores
Golpe Golpe do falso boleto da Ambev causa prejuízo de R$ 2,5 mil a morador em Cachoeira da Prata
Alerta CRAS de Cachoeira da Prata faz alerta sobre golpe envolvendo falso “Vale Gás”
Espírito Natalino Cachoeira da Prata lança programação especial do Natal Iluminado 2024
Morte no campo Ex-prefeito de Cachoeira da Prata é suspeito de aplicar medicamento de forma irregular e matar animal
Festa Cachoeira da Prata se prepara para abrir a temporada natalina com evento especial no dia 29 de novembro Mín. 20° Máx. 36°

