
Sete Lagoas ganha documentário especial que celebra a música como ferramenta de inclusão e transformação social. Intitulado "Arte que Salva e Inclui – O Papel Transformador da Música na APAE sete Lagoas”, o filme destaca a trajetória da Banda APAExonados, composta por jovens assistidos pela APAE Sete Lagoas, e mostra como a arte tem um impacto positivo na vida dos participantes.
Os 30 minutos do filme apresentam depoimentos dos integrantes, familiares e profissionais envolvidos, além de registros emocionantes das apresentações da banda. A proposta é não apenas divulgar o trabalho desenvolvido na instituição, mas também sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do protagonismo das pessoas com deficiência.
A APAExonados tem levado alegria para dentro e fora da APAE, participando de eventos e emocionando plateias com seu talento e energia. Nada mais justo que ampliar a visibilidade da banda, para que mais pessoas conheçam o trabalho e os resultados no desenvolvimento dos jovens assistidos, além do grande impacto em suas famílias e na comunidade.
O documentário, foi exibido em sessão especial para a comunidade Apaeana, no Auditório da instituição, no último dia 26/02, com presença dos assistidos, familiares, profissionais da APAE e convidados.
A produção do documentário "Arte que Salva e Inclui", realizada através de incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Sete Lagoas, é assinada pelas produtoras e jornalistas Linda Martins e Sueli Santos, contando com a colaboração de uma equipe de renomados profissionais da cidade, que se dedicaram para registrar com sensibilidade a trajetória inspiradora da Banda APAExonados e seu impacto transformador.
A iniciativa destaca como a música pode ser um instrumento transformador, com grande poder de socialização, autoestima e valorização da diversidade.
No auditório lotado, muita emoção, principalmente entre os músicos da banda, familiares e equipe da APAE.
"A música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos alunos. Na Banda APAExonados, vejo um crescimento significativo na autonomia, disciplina e socialização. Eles aprendem a trabalhar em equipe e levam esse comportamento positivo para diversos ambientes que frequentam." Rafael Ribeiro – Professor de Música, responsável pela Banda
"A Banda APAExonados desempenha um papel crucial na desconstrução de preconceitos, evidenciando à sociedade as capacidades das pessoas com deficiência. Além disso, o projeto contribui para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, fortalecendo a inclusão e o protagonismo desses indivíduos." Josy de Araújo Gonçalves - Assistente Social da APAE
Você pode assistir agora ao documentário no Youtube, acessando o link:
Assista, curta e deixe o seu comentário para os artistas da APAExonados!
https://www.youtube.com/watch?v=icVsrCtfldA
Importante: a Banda APAExonados sobrevive através do apoio de empresas e benfeitores. Quer ser um apoiador? Mantenha contato na APAE. Toda participação é bem-vinda.
Artes cênicas Em Sete Lagoas, a Preqaria Cia de Teatro apresenta peça que une Turismo, teatro, pré-história e diversão em uma só noite
Greve Caminhoneiros anunciam paralisação nacional e destacam pauta trabalhista para 4 de dezembro
Esclarecimento Pousada do Sol suspende mulheres envolvidas em briga no clube
Alerta Defesa Civil emite alerta para tempestades e reforça cuidados em Sete Lagoas
Concurso público Concurso para policial penal em Minas Gerais abre inscrições com salário inicial de R$ 5,3 mil
Incidente Em Sete Lagoas, estudante pensa que colega estava com algo grudado no lábio e arranca uma verruga
Sentença Advogado é condenado por dizer que juiz de Sete Lagoas faz parte de ‘Ku Klux Klan contra quilombos’
Vitória Sete Lagoas celebra destaque nacional: jovens da cidade são coroados Miss e Mister Continente Brasil 2024
Natal Comércio de Sete Lagoas terá horário estendido para o Natal e o Ano Novo Mín. 17° Máx. 21°


