
O Sebrae Minas, a partir da idealização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, está criando a Rota de EcoAventura da Região Turística da Serra do Cipó. Inicialmente o projeto está cadastrando negócios de turismo de Jaboticatubas/MG e Santana do Riacho/MG interessados em fazer parte da rota.
A região da Serra do Cipó tem potencial para ser apresentada como um produto turístico nacional devido ao seu patrimônio natural único, a proximidade com o Aeroporto Internacional de Confins, suas redes hoteleiras, gastronômicas e administrativas robustas e a preservação da cultura afro-brasileira e das tradições mineiras.
A temática proposta para essa rota valoriza o ecoturismo e o turismo de aventura na natureza, a conscientização ambiental, a conexão com a cultura local e o turismo regenerativo. Por trás desse último conceito estão a geração de impactos positivos tanto para as comunidades visitadas quanto para os turistas. O objetivo é que a rota fortaleça tais características e amplie a divulgação da Serra do Cipó em todo o país.
O formulário de cadastramento é direcionado inicialmente a empresas e pessoas que oferecem meios de hospedagem e alimentação, condutores e receptivos de turismo, atrativos, prestadores de serviço e experiências turísticas em Jaboticatubas e Santana do Riacho. Estes dados servirão para a seleção dos negócios que vão compor a rota.
Com a consolidação da rota turística, novos municípios da região serão incluídos.
A Rota de EcoAventura da Região Turística da Serra do Cipó é um projeto realizado pelo Sebrae Minas com apoio da IGR Circuito Serra do Cipó, Prefeituras Municipais de Jaboticatubas e Santana do Riacho, Parque Nacional da Serra do Cipó e com execução da empresa Macaúba Desenvolvimento Local.
Inscreva-se aqui
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEKJiEgodNfTTMWgBbXU7iPayYrgeTcd_-ct0oHlBrOyu6aA/viewform
*Inscrições abertas até 4 de maio de 2025.
Morte Identificado policial civil vítima da queda de carro no mirante da Serra do Cipó
Fogo Bombeiros combatem incêndio na Serra do Cipó pelo terceiro dia consecutivo
Fogo Bombeiros e brigadistas combatem incêndio na Serra do Cipó Mín. 22° Máx. 34°

