O conclave terminou e 1 bilhão e 400 milhões de católicos no mundo inteiro têm um novo papa: Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. O agora ocupante da cátedra de Pedro vai comandar os destinos da Igreja que durante 13 anos foi conduzida por Francisco, falecido no dia 21 de abril de 2025. Muita esperança marca essa nova escolha dos 133 cardeais reunidos na Capela Sistina no Vaticano. Ser uma igreja em saída, aberta ao povo, presente em todos os continentes, é um dos desafios, assim como debater a inclusão das mulheres como sacerdotes com as mesmas competências dos homens – inclusive para rezar missas e celebrar os demais atos litúrgicos. Tratar de questões delicadas como o acolhimento dos migrantes é um principio que o papa Francisco tratou com muito afinco.
Um aspecto une o conclave que elegeu o papa Francisco e o agora novo papa: foram escolhidos no segundo dia. Como é regra da Igreja Católica, é necessário ter 2/3 dos votos dos 133 cardeais para ser eleito papa.
Na Praça de São Pedro a multidão de fiéis aguarda o aparecimento do papa na sacada da Basílica de São Pedro para ouvir o primeiro pronunciamento oficial do santo padre. São fiéis de todas as partes do mundo.
Mín. 16° Máx. 28°