De 23 a 29 de junho aconteceram as etapas regionais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Organizada pelo Governo de Minas, a competição reuniu mais de 17 mil estudantes em seis cidades-sede, incluindo alunos de Sete Lagoas.
Os jogos receberam estudantes nascidos em 2011, 2012 e 2013 (o chamado Módulo I) e em 2008, 2009 e 2010 (Módulo II). Sete Lagoas fez parte da Regional Centro com disputas sediadas na cidade de Arcos.
As escolas que representaram a cidade foram:
§ E.E. Deputado Renato Azevedo – Basquete Masculino Módulo II
§ E.E. Prof. Rousset – Basquete 3×3 Masculino Módulo II
§ Colégio Franciscano Regina Pacis – Vôlei de Praia Masculino Módulo I
§ E.E. Mauro Faccio Gonçalves – Vôlei de Praia Feminino Módulo II
§ Xadrez Módulo I
§ Leandra Teixeira Lima – E.E. Edite Furst
§ Matheus Valgas Romanini – E.E. Prof. Cândido Azeredo
§ Xadrez Módulo II
§ Keytila Silva Monteiro – E.E. Maurilo de Jesus Peixoto
§ Yasmim Vitória Rodrigues Amaral – E.E. Edite Furst
§ Yasmin Evellyn Vilela Garcia – E.E. Prof. Cândido Azeredo
§ Atletismo 200 metros Masculino Módulo II
§ Yuri Lucas Lopes Rodrigues – E.E. Prof. Cândido Azeredo
§ E.M. Prof. Galvão – Atletismo (veja detalhes a seguir)
A Escola Municipal Professor Galvão esteve em Arcos com cinco estudantes participando de diferentes provas de atletismo. O projeto esportivo vem sendo desenvolvido há cerca de três anos na escola e nesta edição dos Jemg a delegação foi levada pelo professor voluntário de Educação Física e treinador Elias e a auxiliar técnica Júlia Moreira.
O professor conta que a equipe vinha se preparando desde fevereiro e que os treinos são realizados toda segunda, quarta e sexta-feira de 6h às 7h da manhã. A dedicação gerou bons resultados, incluindo o pódio de Emanuelly Lima em terceiro lugar nos 80 metros Módulo I. Ela tem 12 anos e disputou os jogos pela primeira vez. Veja os resultados:
§ 80 metros Feminino Módulo I
§ 3º Emanuelly Carolaine O. Lima, tempo 00:11.14
§ 18º Nicolle Fernanda Silva Valadares, tempo 00:13.01
§ 100 metros Masculino Módulo II
§ 5º Ruan Pacheco Batista Santiago, tempo de 00:12.29
§ Salto em distância Feminino Módulo I
§ 4º Ana Julia Santana de Oliveira, marca de 3,69m
§ 6º Julia Maisa Costa Rodrigues, marca de 3,62m
Elias avalia a participação dos alunos:
“O resultado é totalmente inesperado e esperado ao mesmo tempo. Porque batalhamos muito para poder chegar à etapa do Jemg. O projeto tem três anos que venho batalhando, comecei com cinco alunos, ano passado foram 17 alunos. Consegui 17 medalhas no JESEL [jogos municipais] e eu falei que esse ano iria para a etapa do Jemg e conseguir trazer pelo menos uma medalha. Competir contra os melhores da região é muito difícil e trazer uma medalha é mais difícil ainda“.
“Estamos de parabéns e a tendência é nós competirmos de novo esse ano no JESEL para garantirmos a vaga ano que vem para o Jemg”, complementa.
Para ele, os jogos contribuem para a formação dos jovens: “O Jemg é um evento de fundamental importância para a formação de um aluno-atleta, não só para a parte atlética, mas para a parte cidadã também. O meio social, conhecer outros adolescentes na sua faixa etária, escutar as histórias de como chegaram até lá, isso é muito importante. E todo profissional de educação física, na minha visão, tinha que parar de ‘rolar a bola’ em escola e começar a dar aula realmente de educação física escolar, lecionar a educação física”.
Elias destaca que Sete Lagoas tem um grande potencial formador de atletas e considera que os os professores tem parte decisiva no desenvolvimento dos estudantes: “Nós temos muitos bons atletas em Sete Lagoas que estão pedindo: ‘pelo amor de Deus, me dê aula de educação física escolar, me ensine o que é volleyball, basquete, atletismo, handebol, futsal, ao invés de só ficar entregando a bola”.
O profissional sugere que a participação da cidade nos jogos seja ainda maior: “Se todas as escolas de Sete Lagoas puderem participar, eu recomendo que vá. É um grande evento para amadurecer e crescer o esporte na escola. Fora a saúde que o aluno ganha, não é mesmo?”, conclui.
Elias conta que agora prepara a equipe para participar da etapa estadual dos Jemg no revezamento 5×80 metros feminino, a começar em cerca de três semanas.
Mín. 13° Máx. 26°