
De 23 a 29 de junho aconteceram as etapas regionais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Organizada pelo Governo de Minas, a competição reuniu mais de 17 mil estudantes em seis cidades-sede, incluindo alunos de Sete Lagoas.

Os jogos receberam estudantes nascidos em 2011, 2012 e 2013 (o chamado Módulo I) e em 2008, 2009 e 2010 (Módulo II). Sete Lagoas fez parte da Regional Centro com disputas sediadas na cidade de Arcos.
As escolas que representaram a cidade foram:
§ E.E. Deputado Renato Azevedo – Basquete Masculino Módulo II
§ E.E. Prof. Rousset – Basquete 3×3 Masculino Módulo II
§ Colégio Franciscano Regina Pacis – Vôlei de Praia Masculino Módulo I
§ E.E. Mauro Faccio Gonçalves – Vôlei de Praia Feminino Módulo II
§ Xadrez Módulo I
§ Leandra Teixeira Lima – E.E. Edite Furst
§ Matheus Valgas Romanini – E.E. Prof. Cândido Azeredo
§ Xadrez Módulo II
§ Keytila Silva Monteiro – E.E. Maurilo de Jesus Peixoto
§ Yasmim Vitória Rodrigues Amaral – E.E. Edite Furst
§ Yasmin Evellyn Vilela Garcia – E.E. Prof. Cândido Azeredo
§ Atletismo 200 metros Masculino Módulo II
§ Yuri Lucas Lopes Rodrigues – E.E. Prof. Cândido Azeredo
§ E.M. Prof. Galvão – Atletismo (veja detalhes a seguir)
A Escola Municipal Professor Galvão esteve em Arcos com cinco estudantes participando de diferentes provas de atletismo. O projeto esportivo vem sendo desenvolvido há cerca de três anos na escola e nesta edição dos Jemg a delegação foi levada pelo professor voluntário de Educação Física e treinador Elias e a auxiliar técnica Júlia Moreira.
O professor conta que a equipe vinha se preparando desde fevereiro e que os treinos são realizados toda segunda, quarta e sexta-feira de 6h às 7h da manhã. A dedicação gerou bons resultados, incluindo o pódio de Emanuelly Lima em terceiro lugar nos 80 metros Módulo I. Ela tem 12 anos e disputou os jogos pela primeira vez. Veja os resultados:
§ 80 metros Feminino Módulo I
§ 3º Emanuelly Carolaine O. Lima, tempo 00:11.14
§ 18º Nicolle Fernanda Silva Valadares, tempo 00:13.01
§ 100 metros Masculino Módulo II
§ 5º Ruan Pacheco Batista Santiago, tempo de 00:12.29
§ Salto em distância Feminino Módulo I
§ 4º Ana Julia Santana de Oliveira, marca de 3,69m
§ 6º Julia Maisa Costa Rodrigues, marca de 3,62m
Elias avalia a participação dos alunos:
“O resultado é totalmente inesperado e esperado ao mesmo tempo. Porque batalhamos muito para poder chegar à etapa do Jemg. O projeto tem três anos que venho batalhando, comecei com cinco alunos, ano passado foram 17 alunos. Consegui 17 medalhas no JESEL [jogos municipais] e eu falei que esse ano iria para a etapa do Jemg e conseguir trazer pelo menos uma medalha. Competir contra os melhores da região é muito difícil e trazer uma medalha é mais difícil ainda“.
“Estamos de parabéns e a tendência é nós competirmos de novo esse ano no JESEL para garantirmos a vaga ano que vem para o Jemg”, complementa.
Para ele, os jogos contribuem para a formação dos jovens: “O Jemg é um evento de fundamental importância para a formação de um aluno-atleta, não só para a parte atlética, mas para a parte cidadã também. O meio social, conhecer outros adolescentes na sua faixa etária, escutar as histórias de como chegaram até lá, isso é muito importante. E todo profissional de educação física, na minha visão, tinha que parar de ‘rolar a bola’ em escola e começar a dar aula realmente de educação física escolar, lecionar a educação física”.
Elias destaca que Sete Lagoas tem um grande potencial formador de atletas e considera que os os professores tem parte decisiva no desenvolvimento dos estudantes: “Nós temos muitos bons atletas em Sete Lagoas que estão pedindo: ‘pelo amor de Deus, me dê aula de educação física escolar, me ensine o que é volleyball, basquete, atletismo, handebol, futsal, ao invés de só ficar entregando a bola”.
O profissional sugere que a participação da cidade nos jogos seja ainda maior: “Se todas as escolas de Sete Lagoas puderem participar, eu recomendo que vá. É um grande evento para amadurecer e crescer o esporte na escola. Fora a saúde que o aluno ganha, não é mesmo?”, conclui.
Elias conta que agora prepara a equipe para participar da etapa estadual dos Jemg no revezamento 5×80 metros feminino, a começar em cerca de três semanas.
Sete Lagoas Moradora aciona a Polícia após vidraças de apartamento serem danificadas por disparos em Sete Lagoas
Sete Lagoas Discussão por conta de consumo em lanchonete termina em agressão em Sete Lagoas
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 32°


