O Pátio Lagoa Shopping, no Centro de Sete Lagoas, foi multado após fiscalização ambiental constatar o uso de uma cisterna sem registro no órgão responsável pela gestão das águas em Minas Gerais. A vistoria ocorreu depois de uma denúncia feita ao Disque Denúncia Unificado (181), que apontava a existência de um “poço artesiano” no subsolo do empreendimento.
Durante a inspeção, a Polícia Militar de Meio Ambiente verificou que a estrutura não é um poço artesiano, mas sim uma cisterna com cerca de dois metros de profundidade. Segundo o superintendente do shopping, Paulo Sérgio Pacheco Nazareno, a água retirada do local é usada principalmente para evitar alagamentos na garagem, onde há uma subestação de energia, e, às vezes, para limpeza e abastecimento dos hidrantes.
Foi lavrado um Auto de Infração Ambiental com aplicação de multa no valor de 192,25 UFEMGs, o que corresponde a aproximadamente R$ 1.063,33. O shopping tem 30 dias para regularizar a situação junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Caso a determinação não seja cumprida, a captação poderá ser suspensa.
O empreendimento ainda tem 20 dias para apresentar defesa administrativa, caso não concorde com a penalidade aplicada.
Por outro lado, o advogado do shopping partiu para a ofensiva e tentativa de censura ao portal Megacidade. A seguir, mensagens enviadas por à Redação. Confira:
“Boa tarde. Meu nome é José Ramiris sou advogado do Pátio Lagoa Shopping e venho diante da possibilidade de divulgação de irregularidades sobre qualquer uso de água informar que não há conhecimento por parte da administração do shopping de nenhum processo junto ao IGAM. Ante ao exposto qualquer divulgação por parte do Mega Cidade seria e é fato fake News passível das medidas cabíveis para salvaguardar os direitos do shopping. Assim pedimos de forma clara e em advertência que se vincule qualquer notícia especulativa. Agradeço. Que não se vincule qualquer notícia especulativa. Agradeço”
O Megacidade, como veículo de comunicação, se pauta no princípio constitucional da liberdade de expressão, bem como no dever de informar a sociedade. Enfim, repudia qualquer tentativa de censura, intimidação e pressão.
Mín. 11° Máx. 26°