A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizará, no dia 19 de setembro de 2025, às 9h30, a solenidade de posse de Vinícius Pereira Guimarães como chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo. O evento será conduzido pela presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e ocorrerá no Auditório Renato de Oliveira Coimbra, situado na sede da unidade, em Sete Lagoas (rodovia MG-424, km 45).
Perfil profissional de Vinícius Pereira Guimarães
Natural de Curvelo (MG), mas criado em Sete Lagoas, Guimarães é graduado em Zootecnia (2002) e em Administração com ênfase em Comércio Exterior (2005), ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu mestrado (2004) e doutorado (2007) em Produção Animal na mesma instituição, com estágio sanduíche na Texas A&M University, onde foi agraciado com o prêmio Joseph Fontenot Appreciation Club . Iniciou sua carreira na Embrapa em 2010, na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), onde ocupou cargos estratégicos, incluindo supervisão do Setor de Transferência de Tecnologia, chefia de Pesquisa e Desenvolvimento e chefia de Transferência de Tecnologia. Nesse período, liderou a reestruturação da agenda da unidade e criou o Centro de Inteligência e Mercado.
Guimarães também tem vasta experiência em cooperação internacional. Representou o Brasil em projetos com o FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), IGA (International Goat Association) e FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), além de liderar um projeto no Benin, na África. Em 2019, assumiu a coordenação do escritório da Embrapa na Europa, o Labex Europa, onde foi representante legal junto à Comissão Europeia e ponto de contato no Brasil para o programa Horizonte Europa.
Guimarães complementa sua formação com qualificações em gestão, liderança e sustentabilidade, e possui fluência em inglês, francês e espanhol.
Mín. 17° Máx. 26°