O Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro em todo o Brasil, foi antecipado pela Prefeitura de Sete Lagoas - através das Secretarias de Assistência Social e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária - com um almoço especial no Restaurante do Trabalhador, que completou 21 anos de funcionamento em setembro deste ano.
Na ocasião, os frequentadores puderam saborear um almoço com tropeiro, eleito como o prato preferido pelos usuários para a data, acompanhado de bife de porco ou ovo frito, arroz, salada e sobremesa de pudim de chocolate ou laranja.
O evento contou ainda com música ao vivo e a presença do Vacimóvel, além das equipes do CRAS, CREAS e do setor de combate ao mosquito Aedes aegypti. Atualmente, o Restaurante serve 700 refeições por dia, de segunda à sexta-feira.
A nutricionista Shirley Dutra, gerente do espaço, destaca o perfil do público: “Comemoramos 21 anos em setembro deste ano sempre servindo uma comida saudável, a preço acessível e feita com todo carinho, com um cardápio balanceado e diversificado. 90% do público que frequenta o restaurante é composto por idosos, em sua maioria homens”, afirma.
O então ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias
O motorista aposentado Édson Xavier, 69 anos, que almoça praticamente todos os dias no Restaurante, elogia o atendimento. “Aqui sou muito bem tratado, as pessoas são acolhedoras. E o melhor, acompanhado de uma comida deliciosa e balanceada”, comenta.
A aposentada Silvia Barbosa Lima, 70 anos, ressalta a importância social do espaço. “Venho desde a sua fundação, há 21 anos. Aqui é um lugar onde fiz amizades, de trocar conhecimento, aconselhar e ser aconselhada. É onde me sinto à vontade e sou feliz por almoçar uma comida saudável e em boas companhias. Foi uma bela surpresa este almoço pelo Dia do Idoso”, relata.
O Restaurante do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h30, oferecendo almoço ao custo de R$ 3 para idosos, beneficiários do Bolsa Família (CADÚnico), moradores em situação de rua ou em vulnerabilidade social (mediante declaração obtida na Assistência Social), e R$ 6 para o público em geral.
Mín. 13° Máx. 24°