
A Prefeitura de Matozinhos publicou, nesta quinta-feira (2), o Decreto nº 4.081/2025, que declara situação de emergência em saúde pública no município após a confirmação de casos e óbitos por febre maculosa. A decisão foi tomada diante da confirmação de duas mortes pela doença e de outros oito casos que seguem em investigação, além da identificação de um foco de transmissão no território municipal.
Com a medida, o município está autorizado a adotar uma série de ações emergenciais, incluindo a realização de exames, testes laboratoriais e tratamentos específicos, investigações epidemiológicas, distribuição gratuita de insumos de prevenção como repelentes e produtos de assepsia, e a proibição de eventos que possam contribuir para a disseminação da doença.
O decreto também prevê a criação de um Grupo de Enfrentamento à Febre Maculosa, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, além de dispensar licitações para a aquisição de bens e serviços necessários ao combate da situação, garantindo maior agilidade na resposta.
A febre maculosa é uma doença infecciosa grave transmitida pelo carrapato-estrela e pode ser fatal se não diagnosticada e tratada rapidamente. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população deve procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça intensa, manchas na pele e náuseas.
O Decreto nº 4.081/2025 já está em vigor e terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.
Pré-carnaval 2026 Pré-carnaval 2026 de Sete Lagoas tem programação oficial divulgada
Prisão Homem é detido após fazer ameaças contra guardas municipais em Sete Lagoas
Desaparecimento Mulher desaparece após sair do trabalho e mobiliza buscas em Curvelo
Arte Arte Brasil apresenta ao público o melhor da música
Atropelamento Pedestre fica gravemente ferido após atropelamento em avenida de Sete Lagoas
Arte Espetáculo “Peter Lund - Viagem ao Brasil Profundo” retorna aos palcos em Sete Lagoas
Vagas de emprego Itambé realiza mutirão de vagas para auxiliares de indústria em Sete Lagoas
Trânsito Motocicletas estão envolvidas em mais de 70% dos acidentes de trânsito com vítimas registrados em Sete Lagoas
Prisão Polícia prende jovem por tráfico de drogas e corrupção de menor em praça de Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°

