
Recém-chegada ao secretariado do governador Romeu Zema (Novo), a chefe da pasta de Cultura e Turismo (Secult), Bárbara Botega, está de passagem marcada para Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela vai participar da feira de viagens IMEX America entre 5 e 12 de outubro.
A autorização para a viagem, a ser realizada com as despesas pagas pelo Executivo, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2). A presença de Botega no evento nos Estados Unidos já estava prevista desde agosto, quando ela ocupava o cargo de secretária adjunta de Comunicação Social.
O Imex America é considerada uma das mais importantes feiras comerciais do mundo no setor de eventos e viagens. Anualmente, a mostra recebe autoridades públicas que atuam no setor do turismo. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia federal, está entre as organizações habitualmente presentes no evento.
À Itatiaia, Botega afirmou que a presença do Governo de Minas na IMEX é importante para estar em contato com autoridades e empresas do ramo do turismo e dos eventos. A secretária listou relacionamentos fechados pelo estado em edições de anos anteriores.
“É a maior feira do mercado de eventos no mundo, onde estão os maiores players do setor. Nossos primeiros contatos com o Vila Galé, por exemplo, foram feitos na IMEX. O mesmo vale para a LiveNation e outros produtores internacionais. A ideia é fazer a promoção do estado para conseguir trazer grandes eventos para o estado de Minas”, declarou.
Segundo a secretária, a produção do evento pagará pelas passagens aéreas. Como convidada da IMEX, Botega disse que já tem 24 reuniões marcadas com participantes da feira.
Botega assumiu a Secult em 15 de setembro, um dia após o pedido de exoneração do antigo titular da pasta, Leônidas Oliveira. O ex-secretário deixou o governo após declarações públicas de insatisfação com a política do estado sobre os equipamentos artísticos públicos.
A secretária é formada em direito e em ciências sociais. Ela integra o Governo de Minas desde 2021, quando assumiu a superintendência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). De 2022 a 2023, ela trabalhou como assessora estratégica na Agência de Promoção de Investimentos (Invest Minas) do Executivo Estadual.
Ensino superior UFMG tem o curso de Medicina federal mais bem avaliado do Brasil no RUF 2025
Atlético Atlético terá bar temático na sede de Lourdes
Desaparecimento Cão farejador identifica vestígios de crianças desaparecidas
Futebol Prefeitura de BH abre pré-inscrições para a Copa Centenário 2026
Prevenção Vigilância Sanitária intensifica vistorias no comércio de alimentos para o Carnaval
Assalto Quem é Maria Lúcia Cardoso, prefeita de Pitangui assaltada na Grande BH
Eleições 2026 Deputado cassado, o carioca Eduardo Cunha quer voltar à Câmara dos Deputados por Minas Gerais
Saúde pública Prefeitura de BH reforça o combate à dengue com ação na região Centro-Sul nesta quarta-feira (21)
Cultura Governo Federal lança Tela Brasil, plataforma de streaming dedicada ao audiovisual nacional Mín. 16° Máx. 21°

