
Recém-chegada ao secretariado do governador Romeu Zema (Novo), a chefe da pasta de Cultura e Turismo (Secult), Bárbara Botega, está de passagem marcada para Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela vai participar da feira de viagens IMEX America entre 5 e 12 de outubro.
A autorização para a viagem, a ser realizada com as despesas pagas pelo Executivo, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2). A presença de Botega no evento nos Estados Unidos já estava prevista desde agosto, quando ela ocupava o cargo de secretária adjunta de Comunicação Social.
O Imex America é considerada uma das mais importantes feiras comerciais do mundo no setor de eventos e viagens. Anualmente, a mostra recebe autoridades públicas que atuam no setor do turismo. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia federal, está entre as organizações habitualmente presentes no evento.
À Itatiaia, Botega afirmou que a presença do Governo de Minas na IMEX é importante para estar em contato com autoridades e empresas do ramo do turismo e dos eventos. A secretária listou relacionamentos fechados pelo estado em edições de anos anteriores.
“É a maior feira do mercado de eventos no mundo, onde estão os maiores players do setor. Nossos primeiros contatos com o Vila Galé, por exemplo, foram feitos na IMEX. O mesmo vale para a LiveNation e outros produtores internacionais. A ideia é fazer a promoção do estado para conseguir trazer grandes eventos para o estado de Minas”, declarou.
Segundo a secretária, a produção do evento pagará pelas passagens aéreas. Como convidada da IMEX, Botega disse que já tem 24 reuniões marcadas com participantes da feira.
Botega assumiu a Secult em 15 de setembro, um dia após o pedido de exoneração do antigo titular da pasta, Leônidas Oliveira. O ex-secretário deixou o governo após declarações públicas de insatisfação com a política do estado sobre os equipamentos artísticos públicos.
A secretária é formada em direito e em ciências sociais. Ela integra o Governo de Minas desde 2021, quando assumiu a superintendência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). De 2022 a 2023, ela trabalhou como assessora estratégica na Agência de Promoção de Investimentos (Invest Minas) do Executivo Estadual.
INCÊNDIO Garagem em Belo Horizonte é atingida por incêndio que destrói 27 ônibus e aciona Corpo de Bombeiros
BELO HORIZONTE Capivarã tem novo horário para contemplação do pôr do sol na Lagoa da Pampulha
BELO HORIZONTE Prefeitura inaugura mais um parque municipal em Belo Horizonte Mín. 12° Máx. 24°


