Recém-chegada ao secretariado do governador Romeu Zema (Novo), a chefe da pasta de Cultura e Turismo (Secult), Bárbara Botega, está de passagem marcada para Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela vai participar da feira de viagens IMEX America entre 5 e 12 de outubro.
A autorização para a viagem, a ser realizada com as despesas pagas pelo Executivo, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (2). A presença de Botega no evento nos Estados Unidos já estava prevista desde agosto, quando ela ocupava o cargo de secretária adjunta de Comunicação Social.
O Imex America é considerada uma das mais importantes feiras comerciais do mundo no setor de eventos e viagens. Anualmente, a mostra recebe autoridades públicas que atuam no setor do turismo. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia federal, está entre as organizações habitualmente presentes no evento.
À Itatiaia, Botega afirmou que a presença do Governo de Minas na IMEX é importante para estar em contato com autoridades e empresas do ramo do turismo e dos eventos. A secretária listou relacionamentos fechados pelo estado em edições de anos anteriores.
“É a maior feira do mercado de eventos no mundo, onde estão os maiores players do setor. Nossos primeiros contatos com o Vila Galé, por exemplo, foram feitos na IMEX. O mesmo vale para a LiveNation e outros produtores internacionais. A ideia é fazer a promoção do estado para conseguir trazer grandes eventos para o estado de Minas”, declarou.
Segundo a secretária, a produção do evento pagará pelas passagens aéreas. Como convidada da IMEX, Botega disse que já tem 24 reuniões marcadas com participantes da feira.
Botega assumiu a Secult em 15 de setembro, um dia após o pedido de exoneração do antigo titular da pasta, Leônidas Oliveira. O ex-secretário deixou o governo após declarações públicas de insatisfação com a política do estado sobre os equipamentos artísticos públicos.
A secretária é formada em direito e em ciências sociais. Ela integra o Governo de Minas desde 2021, quando assumiu a superintendência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). De 2022 a 2023, ela trabalhou como assessora estratégica na Agência de Promoção de Investimentos (Invest Minas) do Executivo Estadual.
Mín. 16° Máx. 28°