
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) lidera nas intenções de voto pelo governo do estado de Minas Gerais nas eleições de 2026. As informações são da pesquisa Itatiaia/Ver, divulgada na manhã desta sexta-feira (10).
Itatiaia/VER
Pesquisa Itatiaia/VER aponta cenários para a disputa pelo governo de MG em 2026
No segundo cenário, o senador marca 31% contra 28% de Nikolas Ferreira (PL), 22% de Alexandre Kalil, 10% de Marília Campos (PT), 6% de Tadeuzinho e 3% de Mateus Simões.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Romeu Zema (Novo), que não pode se candidatar, registrou o maior percentual de intenção de votos, com 8%. Cleitinho tem 5%, Nikolas Ferreira, 2% e Rodrigo Pacheco, 1%.
Contudo, a maior parte dos eleitores diz não saber em quem votar, com 72% das respostas, enquanto brancos e nulos somam 10%.
Levando-se em consideração apenas os votos válidos na pesquisa espontânea, Zema tem 47%, Cleitinho, 26%, Nikolas Ferreira 10%, Rodrigo Pacheco, 4%, Alexandre Kalil, 3%, Álvaro Damião (União), 2% e Aécio Neves, 2%.
Ainda aparecem, todos com 1% de intenções de voto, Marcelo Aro (PP), Mateus Simões, Tadeuzinho, Euclydes Pettersen (Republicanos), Fábio Avelar (Avante), Ratinho Jr. (PSD), Juninho Dutra (Solidariedade), Leonardo Ciacci (PSD), João Leite (PSDB), Rafael Simões (União) e Carlos Viana (Podemos).
As intenções de voto espontâneas de Cleitinho quase dobraram entre a última pesquisa Itatiaia/Ver, divulgada em agosto, e a mais recente, de outubro, passando de 17% para 26%. Nikolas Ferreira, por sua vez, flutuou de 9% a 10%. Ainda houve queda nas intenções de voto que apontam voto em Romeu Zema, de 60% para 47%.
O levantamento ouviu 1.021 mineiros entre os dias 5 e 7 de outubro deste ano. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais, ou para menos e, o nível de confiança, de 95%.
BELO HORIZONTE Rede Municipal de Educação fortalece os direitos de crianças e adolescentes nos 36 anos do ECA
BELO HORIZONTE Homem pula em rio da Grande BH para tentar fugir da polícia, mas é preso com 300 kg de maconha
BELO HORIZONTE Homem que chutou rosto da filha no Paraná é indiciado por lesão corporal e tortura
BELO HORIZONTE Belo Horizonte abre celebrações dos 10 anos da Pampulha como Patrimônio Mundial com evento que projeta o futuro da região
BELO HORIZONTE Pampulha celebra 10 anos como Patrimônio Mundial da Unesco com programação gratuita em Belo Horizonte
BELO HORIZONTE Domingos Sávio admite impasse no PL mineiro, mas insiste em candidatura de Cleitinho ao governo
BELO HORIZONTE FEBTUR-MG apresenta propostas para fortalecer o turismo de Belo Horizonte em reunião com prefeito Álvaro Damião
BELO HORIZONTE Obras de ampliação do Trevo do Belvedere são retomadas nesta quarta-feira (8)
EDUCAÇÃO Senado aprova projeto que transforma o Cefet-MG em universidade federal Mín. 9° Máx. 25°

