
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na dianteira das intenções de voto na corrida presidencial de 2026 frente aos candidatos da direita, mesmo em cenários em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e condenado pela trama golpista, aparece. Os dados são da pesquisa Itatiaia/Ver, divulgada nesta sexta-feira (10).
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula lidera com 21% das intenções de voto, contra 12% de Jair Bolsonaro, 1% de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 1% de Romeu Zema (Novo). A maior parte dos eleitores, contudo, aponta que ainda não sabe em quem votar, ou não respondeu à pergunta, com 49%. Brancos e nulos somam 13%.
Levando em consideração apenas os votos válidos, o presidente desponta com 55% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro chega a 33%. Tarcísio de Freitas tem 4%, Romeu Zema tem 3% e Michelle Bolsonaro, 1%. Nikolas Ferreira e Ciro Gomes, 1% cada.
Em relação à última pesquisa Itatiaia/Ver, divulgada em agosto deste ano, Lula registrou crescimento nas intenções de voto, partindo de 48% e chegando a 55%, em outubro, e Bolsonaro amargou queda, de 39% a 33%.
O levantamento ainda testou dois cenários estimulados, quando são apresentados candidatos aos entrevistados, que têm que escolher entre eles. No primeiro cenário, Lula lidera com 46% frente a Romeu Zema, que tem 24%, e Tarcísio de Freitas, com 21%. Ainda aparece Ratinho Jr. (PSD), com 9%.
No segundo cenário, o atual presidente segue na liderança, com 42% das intenções de voto. Michelle Bolsonaro (PL) tem 28%, Romeu Zema tem 22% e, Ratinho Jr., 9%.
O levantamento ouviu 1.021 mineiros entre os dias 5 e 7 de outubro deste ano. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais, ou para menos e, o nível de confiança, de 95%.
BELO HORIZONTE PM vai monitorar redes sociais e usar reconhecimento facial no clássico entre Atlético e Cruzeiro
BELO HORIZONTE Suspeito de agredir deputada Duda Salabert e engenheiro ambiental é preso em Contagem
BELO HORIZONTE Atlético e Cruzeiro fazem último clássico de 2026 nesta quinta-feira
FUTEBOL Atlético e Cruzeiro fazem último clássico de 2026 nesta quinta-feira
BELO HORIZONTE Flávio Bolsonaro recua e troca “presidente eleito” por “líder do Brasil” em carta
BELO HORIZONTE Flávio Bolsonaro se declara presidente eleito em carta e contesta resultado das eleições
BELO HORIZONTE Festival Internacional de Corais homenageia Lô Borges e Vander Lee na Serra da Piedade
BELO HORIZONTE Cruzeiro decide título do Brasileiro Sub-17 contra o Corinthians; veja datas e horários
BELO HORIZONTE Justiça autoriza acesso a prontuários e documentos sobre a morte de Tancredo Neves Mín. 19° Máx. 27°


