
O maratonista setelagoano Uilia Pires segue nesta semana para os Estados Unidos, onde disputará no domingo (2) o Mundial de Maratona Master 2025 em Nova Iorque. Vindo de uma lesão, o atleta irá para a prova mostrando determinação para superar mais um desafio.
A dois meses da maratona, Uilia sofreu uma ruptura em um dos músculos da parte posterior da coxa direita. Ele, que mesmo com índice para competição pensou em desistir, recebeu o incentivo de amigos e da família. “O campeão panamericano Elenilson da Silva me disse ‘você não tem que provar mais nada para ninguém, já tem sua história no atletismo brasileiro, então recupere o melhor possível e dê seu melhor'”, relatou o atleta.
Durante este período os médicos e fisioterapeutas acompanharam a recuperação de Uilia, que em um momento correu abaixo da sua performance habitual. Agora, já liberado “do estaleiro”, o atleta segue para a prova mostrando o que tem de melhor: “Sou um maratonista raiz, aprendi a suportar as dificuldades. Tenho muito lastro e experiência e chego para a Maratona de Nova Iorque determinado demais por tudo que passei”, afirma.
A prova nos EUA, apesar de acontecer em novembro, inicia a temporada 2026 para Uilia. Ele encerra este ano em 10ª lugar geral no ranking mundial na categoria 55 x 59 anos, sendo o primeiro lugar no Brasil e na América do Sul, além da liderança na lista do contra-relógio. O setelagoano conquistou índice para o Mundial de Maratona Master, que será realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
“Quero agradecer a confiança e reconhecimento dos meus amigos maratonistas brasileiros: o André, de Boston; Farnese e Luciano de Nova York; ambos são mineiros de São Gotardo, acompanham o meu trabalho e deram o maior apoio com minha logística de passagens e estadia. Minha preparação com alimentação, material esportivo e outros foi por minha conta. A Cooperlider que está comigo desde os títulos da Maratona do Rio 2024 e Porto Alegre 2025 e o vice em Chicago 2024. Só gratidão, pois muitas vezes não é o valor do apoio e sim como eles me tratam e respeitam o meu trabalho. Ao Esporte de Sete Lagoas, ao André [Ferreira Torres], secretário municipal de governo, que correu atrás nos últimos dias, e conseguiu uma força e também ao amigo Marcelo Rosa de São Paulo, uma pessoa fantástica”.
“Não sei o que pode acontecer no Mundial, mas tenho orgulho de mim mesmo, pois fui honesto e sinceros com todos nesta caminhada e como aqueles que me conhece. Vou dar o meu melhor diante dos gigantes mundiais”
A Maratona de Nova Iorque terá mais de 55 mil competidores – e uma briga intensa entre os atletas de elite mundiais. A prova finaliza o ano das ‘majors’ das principais competições (que são as maratonas de Chicago, Tóquio, Boston, Londres, Sydney e Berlim). A competição se inicia às 9h, horário de Brasília, e terá transmissão da ESPN e no Disney+.
Povos indígenas Censo 2022 revela dados sobre indígenas em Sete Lagoas
Luto Sete Lagoas se despede de jovem militar do Exército Brasileiro que morreu afogado em Belém
Obras BR-040 passa por mais reformas no trecho de Sete Lagoas
Carnaval Blocos se unem e criam Liga para fortalecer o carnaval de Sete Lagoas
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Crime contra mulher Mulher é agredida com golpe de faca e soco no rosto pelo companheiro em Baldim; filho da vítima presenciou tudo Mín. 19° Máx. 33°
