
A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta quinta-feira (13), a partir das 8h30, o Dia D de prevenção ao período chuvoso no Barreiro, um grande mutirão de limpeza urbana e de conscientização sobre a importância da colaboração para minimizar os impactos em dias de chuva forte. A ação contará com mais de cem garis, além de agentes da Defesa Civil, da Fiscalização e da Regional Barreiro, técnicos da Assistência Social, estudantes, o Corpo de Bombeiros, voluntários e representantes de empresas privadas.
A concentração será na Praça Cristo Reina (Avenida Afonso Vaz de Melo, 1.000). Ao longo do dia, serão realizados serviços de limpeza e remoção de resíduos, desobstrução de bocas-de-lobo e campanhas educativas, dentre outras iniciativas. No palco e nas tendas montadas na praça, o público poderá acompanhar apresentações culturais e variados tipos de atendimentos oferecidos pela Regional Barreiro.
A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika, Resende, ressalta que além de intensificar a limpeza preventiva nos principais corredores da região, o evento tem o objetivo de alertar a população para a importância de todos colaborarem com a prevenção de alagamentos e enchentes durante o período chuvoso. “A adesão da população é fundamental para evitar transtornos. Jogar lixo nas vias e em córregos causa sérios prejuízos para a cidade, como o entupimento de bocas de lobo e galerias pluviais, o que contribui para as enchentes”.
Varrição e limpeza de bocas de lobo
Os garis da SLU farão a limpeza das avenidas Afonso Vaz de Melo, Waldyr Soeiro Emrich, Olinto Meireles, Senador Levindo Coelho, Deputado Álvaro Antônio, Teresa Cristina, do Canal e Delfino Francisco Xavier, com a varrição e retirada dos resíduos. A Gerência de Manutenção da Regional Barreiro fará a limpeza das bocas de lobo e demais estruturas do sistema de drenagem.
Técnicos da SLU e da Fiscalização realizarão campanhas educativas nas avenidas Afonso Vaz de Melo e Sinfrônio Brochado, orientando moradores e comerciantes sobre o acondicionamento correto dos resíduos, dias e horários da coleta domiciliar e localização das Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPVs) da região.
O lixo doméstico tem que ser colocado para a coleta nos dias e horários corretos. Os recicláveis (papel, metal, plástico, isopor e vidro) devem ser encaminhados para a coleta seletiva. Já os resíduos de construção civil, madeira, pneus, móveis velhos, poda e volumosos podem ser levados às URPVs. Os endereços estão disponíveis no Portal da PBH.
Defesa Civil e Zoonoses
A Defesa Civil fará blitzen educativas nos sinais de trânsito, distribuindo panfletos e orientando motoristas sobre os cuidados durante as chuvas. Os agentes da Zoonoses vão reforçar a prevenção contra a leptospirose e arboviroses, além de abordar moradores em situação de rua que são tutores de cães e gatos com orientação sobre saúde animal, vacinação, vermifugação e coleta de sangue para diagnóstico da leishmaniose visceral canina.
Oficinas educativas
Na Praça Cristo Reina haverá apresentações artísticas e oficinas educativas. O público poderá participar de ações voltadas à população em situação de rua e receber orientações sobre o Cadastro Único. O Corpo de Bombeiros fará demonstrações das ações executadas em enchentes, alagamentos e outras situações de perigo causadas pela chuva.
Haverá demonstração das armadilhas utilizadas para fazer o levantamento da infestação do Aedes aegypti (ovitrampas) e da estação disseminadora de larvicidas (EDL), usada para eliminar o mosquito. Uma das tendas será dedicada à Campanha Novembro Negro, que celebra a cultura e a história da população negra e promove a reflexão sobre o combate ao racismo.
Outra atração será a simulação da implantação de um Jardim de Chuva na praça, destacando os benefícios ambientais e contribuição para a infraestrutura do sistema de drenagem.
A empresa Vallourec também estará presente, promovendo oficinas de reciclagem e hortas sustentáveis. Quem participar vai aprender a utilizar cápsulas de café para mini plantios e garrafas pet e embalagens em vasos sustentáveis.
Atividades culturais
As apresentações culturais incluem desfile de moda com roupas recicladas, com estudantes da Escola Municipal Solar Rubi, e desfile de moda sustentável do estilista Erick Belício.
O grupo de teatro Parangolé apresentará uma peça sobre conscientização, preservação e cuidado com o meio ambiente. A programação também inclui a performance interativa “Do Luxo ao Lixo”, apresentação de poesias, contação de histórias com Sandra Lane e o músico Vilmar de Oliveira, além de palestra do artista plástico Leandro Gabriel sobre o Viaduto das Artes, área que era degradada e se transformou em um vibrante equipamento cultural no Barreiro.
Acidente de trânsito Acidente entre carro e motocicleta deixa uma pessoa ferida em Inhaúma
Direitos sociais CRAS de Inhaúma reforça atualização de laudos para beneficiários do BPC
Saúde Novembro Azul reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem; Prefeitura de Prudente de Morais lança campanha Mín. 16° Máx. 33°
