
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que apurou a difusão coordenada de conteúdos falsos e difamatórios contra um candidato à Prefeitura de Sabará nas últimas eleições municipais. Cinco pessoas foram indiciadas pelos crimes de divulgação de notícias falsas, difamação e injúria no contexto da propaganda eleitoral.
Conforme apurado, os investigados estariam envolvidos no compartilhamento de vídeos que vinculavam o candidato, de maneira inverídica, a episódios de violência policial, suposta compra de pesquisas eleitorais e outras narrativas manipuladas. O objetivo, de acordo com as investigações, era distorcer a percepção do eleitorado e comprometer a lisura do processo.
Rede de mentiras
No curso das investigações, a Polícia Civil identificou diversos perfis — muitos criados de forma anônima – em redes sociais e aplicativo de trocas de mensagens. Eles eram utilizados para impulsionar vídeos editados, montagens e mensagens manipuladas com o objetivo de influenciar a opinião pública e atacar a imagem do candidato.
Mesmo com o uso de contas falsas, a PCMG conseguiu identificar os responsáveis pelos conteúdos, que passaram a figurar como investigados formais no procedimento.
Com a conclusão do relatório final, o inquérito foi encaminhado à Justiça Eleitoral para análise e providências
Mín. 17° Máx. 31°
