
O Cruzeiro concluiu, na noite de quinta-feira, o acordo para o empréstimo de Gabriel Barbosa ao Santos. Com a definição, o atacante não se apresentará em Belo Horizonte para o início da pré-temporada, que será comandada por Tite.
O vínculo do empréstimo vai até o fim de dezembro de 2026 e prevê opção de compra por parte do clube paulista. Cruzeiro e Santos dividirão os salários do jogador; não haverá compensação financeira imediata pelo negócio, e a Raposa ainda arcará com custos adicionais relacionados ao atleta, como luvas.
As tratativas avançaram após as festas de fim de ano e tiveram como fator decisivo a vontade do próprio Gabriel de voltar à Vila Belmiro. Desde a semana passada, as diretorias de Raposa e Peixe buscavam alinhar números para viabilizar a operação, já que o centroavante tem vencimentos superiores a R$ 2,5 milhões mensais e perderia espaço no elenco celeste sob o novo comando técnico.
Para fechar o acordo, o Santos condicionou a negociação à divisão salarial, em linha com o plano de equilibrar as finanças em 2026. O clube também avalia saídas de jogadores para manter o atual patamar da folha, caso do atacante Guilherme, próximo de ser negociado com uma equipe dos Estados Unidos.
Na Baixada Santista, a expectativa é de anúncio oficial nos próximos dias. A movimentação ocorre logo após o Peixe assegurar a renovação do meia-atacante Neymar, que estendeu o contrato por mais uma temporada.
Revelado pelo Santos, Gabigol soma 210 partidas pelo clube, com 84 gols e 13 assistências. Foi artilheiro do Brasileirão de 2018 (18 gols), três vezes artilheiro da Copa do Brasil e bicampeão paulista (2015 e 2016). O atacante também marcou o gol de número 12 mil da história santista, na vitória por 5 a 1 sobre o Botafogo-SP, no Paulista de 2014.
Futebol Cruzeiro é parabenizado por seus 105 anos pelo Atlético: 'Rivalidade saudável'
Futebol Arena do Jacaré poderá receber jogo com Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro
Futebol Em jogo com falta de luz, Curitiba é eliminado no playoff da Copa Itatiaia Mín. 19° Máx. 33°


