
O vice-governador Mateus Simões foi empossado como governador de Minas Gerais neste domingo (22), durante uma reunião solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
A cerimônia foi presidida pelo deputado Tadeu Martins Leite, chefe do Legislativo estadual, e oficializa a saída de Romeu Zema, que deixou o cargo para disputar a Presidência da República nas eleições de outubro.
Prioridades do novo governo
Em seu primeiro pronunciamento como governador, Mateus Simões afirmou que pretende dar continuidade às diretrizes da gestão anterior, ao mesmo tempo em que busca ampliar a atuação do governo no interior do estado.
Ele anunciou que pretende visitar todas as 16 regionais de Minas nos próximos meses, com o objetivo de conhecer de perto as demandas locais e acelerar a execução de obras e programas.
Entre as propostas apresentadas, está a ideia de transferir simbolicamente a sede administrativa do governo para diferentes regiões a partir do dia 26, como forma de aproximar a gestão da população.
“Receber um estado com as contas equilibradas me coloca diante de um desafio diferente. Sou muito grato ao governador Romeu Zema e também aos deputados que contribuíram para esse cenário”, declarou.
Trajetória política
Natural de Gurupi, Mateus Simões tem 45 anos, é graduado em Direito e possui mestrado em Direito Empresarial. Também atuou como professor e construiu carreira no setor público.
Na vida política, foi vereador em Belo Horizonte entre 2017 e 2020 e exerceu o cargo de secretário-geral de Governo durante a gestão de Zema. Além disso, é procurador concursado da Assembleia Legislativa, atualmente licenciado.
Ele foi eleito vice-governador em 2022, ao lado de Zema, ainda no primeiro turno, e agora assume o comando do estado com a responsabilidade de dar continuidade à gestão e implementar novas ações voltadas ao desenvolvimento de Minas Gerais.
ESCÂNDALO Caso Master: R$ 19,2 mi de cunhado de Vorcaro foram para igreja em BH
Eleições Saiba como se proteger de golpes que usam o nome da Justiça Eleitoral
SETE LAGOAS Rádio Câmara de Sete Lagoas lança aplicativo para celulares
BELO HORIZONTE Eleições 2026: saiba o que pode e o que é proibido no dia da votação
CRISE NO SUPREMO Ministro Flávio Dino reintegra chefes da PF e determina retorno imediato aos cargos
ELEIÇÕES 2026 Lula e Flávio Bolsonaro estão em empate técnico no segundo turno, aponta pesquisa
PRUDENTE DE MORAIS Justiça mantém cobrança de R$ 3,3 milhões contra ex-prefeito Haroldo Cunha Abreu por danos aos cofres públicos
CRISE NO SUPREMO André Mendonça afasta diretor-geral da PF em meio à crise no STF
PEDRO LEOPOLDO Projeto propõe reforço na rede de proteção a mulheres vítimas de violência em Pedro Leopoldo Mín. 18° Máx. 27°
