
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) aparece na liderança da disputa pelo governo de Minas Gerais em todos os cenários de primeiro turno, segundo a primeira rodada da pesquisa DATATEMPO sobre as eleições de 2026 no estado. O levantamento também indica que ele venceria os principais adversários em simulações de segundo turno, caso a votação ocorresse hoje.
No primeiro cenário estimulado — quando os entrevistados recebem uma lista com nove possíveis candidatos — o principal concorrente de Cleitinho é o deputado federal Aécio Neves (PSDB). O senador lidera com 25,5% das intenções de voto, seguido por Aécio, com 18,9%. Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT), com 13,5%. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais.
Nesse cenário, Cleitinho tem melhor desempenho na região Centro-Oeste de Minas, sua base eleitoral, onde alcança 41,2%. Ele também se destaca entre eleitores com renda média/alta (37,4%), ensino superior (33,2%), homens (31,3%), evangélicos (30%) e pessoas de 35 a 44 anos (32,6%). Já Aécio Neves apresenta maior força no Jequitinhonha (36,9%), Vale do Mucuri (27,8%) e Sul/Sudoeste de Minas (23,8%), além de eleitores com até ensino fundamental (22,4%), católicos (22,1%) e renda de até dois salários mínimos (20,8%).
Ainda nesse recorte, Maria da Consolação aparece em quarto lugar, com 4,7%, seguida pelo atual governador Mateus Simões (PSD), com 3,4%. Na sequência estão Gabriel Azevedo (2,8%), Ben Mendes (2,6%), Túlio Lopes (1,6%) e Rafael Duda (1%).
No segundo cenário, sem Aécio Neves, Cleitinho amplia a vantagem e chega a 29,6%. Kalil assume a segunda posição com 15,8%, seguido por Maria da Consolação (6,4%). O senador Rodrigo Pacheco (PSD) aparece com 6%, enquanto Mateus Simões tem 3,6%. Também pontuam Gabriel Azevedo (3,1%), Ben Mendes (3%), Túlio Lopes (2,1%) e Flávio Roscoe (1,1%).
No terceiro cenário, Cleitinho registra seu melhor desempenho, com 30,8%. Kalil segue em segundo, com 17%, e Maria da Consolação aparece em terceiro, com 6,8%. Mateus Simões sobe para 4,2%, seu maior percentual entre os cenários. Na sequência estão Ben Mendes (3,8%), Gabriel Azevedo (3,4%), Túlio Lopes (2,6%), Flávio Roscoe (1%) e Paulo Abi-Ackel (0,8%).
Apesar da liderança consolidada de Cleitinho nos cenários estimulados, o levantamento aponta que a disputa ainda está aberta. Na pesquisa espontânea — quando não é apresentada lista de candidatos — 70,6% dos eleitores mineiros ainda não sabem em quem votar. O índice é bem superior ao registrado na corrida presidencial (40%).
Entre os nomes lembrados espontaneamente, o ex-governador Romeu Zema (Novo) aparece com 7,8%, mesmo sem poder disputar a reeleição. Cleitinho surge em seguida, com 6,1%, seguido por Rodrigo Pacheco (1,3%). O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e Kalil têm 1,1% cada, enquanto Mateus Simões registra 0,6%.
Para a cientista política Audrey Dias, coordenadora da pesquisa, o cenário ainda é incipiente e indefinido. Segundo ela, o alto índice de indecisos indica baixa consolidação das candidaturas, abrindo espaço para mudanças ao longo da campanha.
Nas simulações de segundo turno, Cleitinho venceria todos os principais adversários. Contra Alexandre Kalil, ele tem 42,4% contra 31,4%. Em um confronto com Mateus Simões, venceria por 49% a 16,4%. Já contra Rodrigo Pacheco, o placar seria de 49% a 19,1%.
A pesquisa também testou cenários sem Cleitinho no segundo turno. Neles, Mateus Simões perderia para Rodrigo Pacheco (28,6% a 23%) e também para Aécio Neves (33,6% a 27,6%).
O levantamento foi encomendado pela Sempre Editora e realizado entre os dias 14 e 18 de março de 2026, com 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada sob os números MG-06897/2026 e BR-01341/2026.
SETE LAGOAS CONVOCAÇÃO - Edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária - SELTUR - Sete Lagoas, Turismo, Lazer e Cultura S/A em Liquidação
FUNILÂNDIA Vereador de Funilândia segue no cargo mesmo condenado duas vezes por improbidade e com direitos políticos suspensos
JUSTIÇA MINEIRA Ex-prefeito de cidade mineira é condenado por usar diárias públicas durante viagens de lazer em Guarapari e Prado
COTROLE FISCAL AMM e TCEMG avançam na criação de instrução normativa para limitar gastos de municípios com shows
SETE LAGOAS CONVOCAÇÃO - Edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária - SELTUR - Sete Lagoas, Turismo, Lazer e Cultura S/A em Liquidação
SETE LAGOAS Vereadora Silvia Regina lança pré-campanha a deputada estadual em Sete Lagoas
RECURSOS PÚBLICOS TCE-MG suspende emendas parlamentares para 27 cidades mineiras por falta de transparência
GASTOS PÚBLICOS TCE de Minas anuncia nova norma e reforça fiscalização de gastos com shows bancados pelos municípios
PEC 6X1 Lula agradece apoio de Motta e classifica fim da escala 6x1 como conquista social Mín. 15° Máx. 23°


