O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Fortuna de Minas abriu a partir desta segunda-feira (17 de julho), inscrições para o projeto “Capoeira para Todos” que será realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. As aulas serão ministradas no espaço físico do CRAS, pelo professor voluntário Reinaldo Silva (“Mestre Fumaça”) e terá como público alvo a comunidade do município.
As atividades acontecerão semanalmente, às terças e sextas-feiras no horário de 17h30min às 20h30min. O objetivo do projeto é oferecer à comunidade fortunense, momentos de formação, desenvolvimento das habilidades e capacidades cognitivas, além da liberação de energias, estimulando a criatividade, flexibilidade, percepção, resistência, autocontrole, segurança e coragem, além de resgatar os valores e a memória cultural.
Segundo a coordenadora do CRAS, Ariadna Abreu, este projeto faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes, jovens e adultos. “As principais vantagens das aulas de capoeira é o desenvolvimento nas pessoas de qualquer idade, da agilidade, coordenação motora e flexibilidade, por se tratar de um esporte completo, sem contar o lado mental que também é trabalhado. Este é um grupo onde a pessoa interage sempre em equipe, incentivando a amizade dentro da sala de aula.”, ressalta.
O projeto “Capoeira para Todos” também tem os seguintes objetivos específicos: oportunizar um espaço de atividade lúdica na comunidade; enfatizar nos alunos a sua condição de cidadão da sociedade; e fazer com que os alunos passem a integra-se de forma respeitosa, cooperativa e harmoniosa com as outras pessoas. Os interessados deverão procurar o CRAS e também poderão obter mais informações, através do telefone: 3716-7370.
Da redação
Mín. 10° Máx. 25°