
A tradicional estátua do Juquinha foi reinaugurada nesta quinta-feira (7) na Serra do Cipó, após passar por um processo de restauração realizado entre agosto e dezembro de 2025.
A cerimônia aconteceu nas proximidades do monumento e reuniu autoridades, moradores, artistas e familiares de José Patrício, figura popular que inspirou a criação da escultura e ficou conhecida na região como “Juquinha”.
A restauração foi realizada por meio de uma parceria entre a Anglo American, o Ministério Público de Minas Gerais e a Prefeitura de Santana do Riacho.
Localizada no Alto Palácio, às margens da MG-010, a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, a estátua é considerada um dos principais símbolos turísticos da Serra do Cipó.
A obra foi criada pela artista plástica Virginia Ferreira e instalada em 1987. Desde então, o monumento se tornou parada tradicional para turistas que visitam a região, conhecida pelas cachoeiras, trilhas e paisagens naturais.
SERRA DO CIPÓ Estrangeiro desaparece durante trilha de 30 km na Serra do Cipó e é procurado pelos bombeiros
SANTANA DO RIACHO Projeto aprovado em Santana do Riacho permite contagem de tempo e pagamento retroativo a servidores públicos
SERRA DO CIPÓ Desafio de mountain bike reúne ciclistas na Serra do Cipó em setembro Mín. 18° Máx. 32°

