
Investigações relacionadas aos negócios da Cemig SIM e ao grupo empresarial ligado ao Banco Master colocam no centro das atenções uma estrutura de empresas administradas por Rubens Soalheiro de Oliveira Matos, diretor da companhia de energia.
Segundo informações, investigações determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça devem aprofundar a apuração sobre negócios envolvendo Daniel Vorcaro, Ciro Nogueira e a Cemig SIM.
As apurações também alcançam empresas relacionadas ao ex-secretário de Estado Marcelo Aro. O material publicado aponta que Rubens Soalheiro aparece como administrador de diferentes sociedades que possuem relações societárias entre si.
Entre as empresas citadas está a Saxum Gestão e Participações Ltda., constituída com capital social de R$ 1 mil e controlada integralmente pela M. Aro Participações e Empreendimentos Ltda.
De acordo com registros empresariais consultados, a M. Aro Participações tem como sócio Marcelo Guilherme de Aro Ferreira.
A Saxum, por sua vez, aparece como sócia da Aroeira Agropecuária Ltda., empresa com capital social de R$ 6 milhões. Rubens Soalheiro consta como administrador da sociedade. Registros empresariais também apontam a participação de Castellar Modesto Guimarães Neto e Bernardo Caramatti Ferreira na composição societária da Aroeira.
A estrutura também envolve outras operações empresariais. Segundo a reportagem original, a Saxum teria adquirido participação na Ducado Comércio de Produtos Alimentícios, além de uma participação na rede de estacionamentos Atlas Park.
Outra operação mencionada envolve a Esmeraldas Ville Empreendimentos Imobiliários, empresa que possui um terreno de aproximadamente 317 mil metros quadrados em Esmeraldas.
O negócio é apontado na reportagem como uma das operações que despertaram atenção dos investigadores em razão da diferença entre os valores registrados nas cotas e a avaliação de mercado atribuída ao imóvel.
Rubens Soalheiro também aparece como diretor da Cemig Soluções Inteligentes em Energia (Cemig SIM). Registros empresariais consultados apontam sua entrada como diretor da companhia em dezembro de 2024.
A partir dessa ligação, as investigações passaram a analisar possíveis conexões entre a estrutura empresarial e operações envolvendo a Cemig SIM.
O caso está inserido em uma investigação mais ampla relacionada aos negócios do Banco Master e de seu então presidente, Daniel Vorcaro. Segundo a reportagem citada, investigadores apuram a hipótese de que operações envolvendo empresas de energia solar teriam sido utilizadas para movimentações financeiras de grande volume.
As suspeitas mencionadas nas apurações não representam, por si só, comprovação de crime ou de participação dos citados em qualquer esquema ilícito. A existência de empresas relacionadas entre si, participações societárias ou diferenças de valores em operações não constitui, isoladamente, prova de lavagem de dinheiro.
O foco das investigações é justamente esclarecer a origem dos recursos, a finalidade das operações, os beneficiários efetivos das empresas e a eventual existência de irregularidades.
Além das apurações no âmbito federal, o governo de Minas Gerais também determinou uma auditoria relacionada aos negócios da Cemig SIM, conforme informado na reportagem que serviu de base para este levantamento.
A investigação deverá esclarecer se houve ou não irregularidades nas operações e quais pessoas ou empresas eventualmente tiveram participação nos negócios sob análise.
SETE LAGOAS Sesc na Real promove encontro gratuito para jovens em Sete Lagoas no dia 26 de agosto
SETE LAGOAS Parlamento Jovem de Sete Lagoas encerra legislatura com 30 propostas apresentadas pelos estudantes
SETE LAGOAS Adolescente de 15 anos é apreendido com 41 pedras de crack após tentar fugir em Sete Lagoas
SETE LAGOAS 1ª Copa Lado a Lado celebra o esporte de base e consagra campeões nas categorias Sub-15 e Sub-17 em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Dupla é presa suspeita de tráfico de drogas em boate no Centro de Sete Lagoas
COPA DO BRASIL Atlético e Cruzeiro se enfrentam nas quartas da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido Mín. 17° Máx. 28°

