Quarta, 07 de Outubro de 2026
31°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Anúncio
Política ARAÇAÍ

MPMG abre investigação sobre suspeitas de corrupção e nepotismo na Prefeitura de Araçaí

Procedimento investiga possíveis irregularidades em compras de materiais, pagamentos, uso de bens públicos e relações de parentesco na administração municipal

07/10/2026 às 15h42
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça Única, instaurou um procedimento para investigar possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos da Prefeitura de Araçaí. A Notícia de Fato nº 02.16.0474.0438529/2026-64 foi autuada em 8 de setembro de 2026, na área de Patrimônio Público.

De acordo com o MPMG, a apuração envolve suspeitas de superfaturamento na aquisição de materiais de construção, utilização indevida de bens públicos e possível favorecimento relacionado a relações de parentesco entre agentes públicos municipais.

Compras de materiais estão entre os pontos investigados

Entre as situações que serão analisadas estão aquisições realizadas por diferentes secretarias municipais, incluindo materiais de construção, peças e insumos.

Na Secretaria de Obras e Infraestrutura, comandada por Paulo Dias de Oliveira, filho do prefeito Márcio Gonzaga Dias de Oliveira, aparecem compras de itens como macaco hidráulico, borracha de para-brisa e rolos de arame liso Z700.

A Secretaria Municipal de Educação, sob responsabilidade de Rejane Martins, é citada em aquisições de arames rurais e faróis auxiliares de LED, com unidades registradas por R$ 1.160. O valor está entre os preços que deverão ser analisados na apuração.

Na Secretaria Municipal de Saúde, comandada por Stella Mares Barbosa Figueiredo, estão entre os itens mencionados rolos de arame liso e materiais para alicerce, incluindo 30 metros de pedra de alicerce e ferragens. Também será verificada a destinação desses materiais.

A Secretaria Municipal de Cultura aparece relacionada à aquisição de volumes de fio elétrico e arame liso Z700.

Outro valor que integra os questionamentos é o de R$ 83 por unidade de dispositivos ou tampas elétricas.

Relações de parentesco também entram na apuração

O procedimento também verifica possíveis vínculos familiares dentro da estrutura administrativa da Prefeitura.

Além da relação entre o prefeito Márcio Gonzaga Dias de Oliveira e o secretário de Obras, Paulo Dias de Oliveira, está sendo analisada a situação de Rafael, responsável pelo almoxarifado central e casado com uma sobrinha do prefeito.

Também há questionamentos relacionados ao acesso ao almoxarifado e à possibilidade de conferência dos materiais registrados no estoque.

Investigação está em fase preliminar

A apuração ainda está em fase preliminar na Promotoria de Justiça. Nesta etapa, o Ministério Público deverá analisar documentos e demais informações para verificar se houve irregularidades e quais providências poderão ser adotadas.

As suspeitas investigadas não representam, neste momento, uma conclusão do MPMG sobre a existência de superfaturamento, nepotismo ou outras irregularidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Araçaí - MG
Sobre o município Notícias de Araçaí - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 31°

Qui 32°C 20°C
Sex 34°C 20°C
Sáb 34°C 21°C
Dom 34°C 20°C
Seg 33°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio