

Moradores das comunidades rurais de Pau de Cheiro e Tronqueiras, em Funilândia, receberam 23 sistemas individuais de tratamento de esgoto. A entrega ocorreu na última terça-feira (6), durante um seminário realizado na Igrejinha de Pau de Cheiro, que marcou o encerramento do Programa de Saneamento Rural na região do Médio-Alto Velhas.
O projeto foi conduzido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), com apoio técnico da Agência Peixe Vivo e recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia. A iniciativa busca levar soluções de saneamento a áreas rurais onde a implantação de redes convencionais de coleta de esgoto não é viável devido às características geográficas.
Em Funilândia, foram adotadas soluções descentralizadas, instaladas diretamente nas propriedades. Os sistemas combinam biodigestores e tanques de evapotranspiração, utilizando processos biológicos e a vegetação para tratar os resíduos domésticos.
As chamadas águas negras, provenientes dos vasos sanitários, são encaminhadas aos biodigestores. Nesses equipamentos, bactérias decompõem a matéria orgânica na ausência de oxigênio. O lodo resultante passa por um processo de secagem e aplicação de cal e, conforme as orientações técnicas, pode ser utilizado na fertilização de jardins e árvores frutíferas.
Já as águas cinzas, provenientes de pias, chuveiros e outras atividades domésticas, são direcionadas para estruturas que utilizam plantas como bananeiras, taiobas e inhames. O sistema, conhecido como círculo de bananeiras, permite a absorção de nutrientes e a infiltração ou evapotranspiração da água.
Segundo o CBH Rio das Velhas, a implantação dos sistemas contribui para evitar o lançamento de esgoto sem tratamento no solo e nos recursos hídricos. A região atendida também possui importância para a bacia do Rio das Velhas.
A secretária-adjunta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, destacou que os investimentos permitem transformar os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água em ações voltadas à melhoria ambiental e à qualidade de vida das comunidades.
O prefeito de Funilândia, Zé da Gurita, afirmou que a iniciativa representa um avanço para as famílias atendidas e para a preservação ambiental do município.
De acordo com o engenheiro sanitarista Alvânio Ricardo Neiva Júnior, da empresa Mais Ambiente, responsável pela execução técnica, a localização das comunidades faz com que o projeto também tenha reflexos positivos na proteção dos recursos hídricos que contribuem para o Rio das Velhas.
Manutenção dos sistemas
Com a conclusão das obras, os próprios moradores passam a ser responsáveis por parte dos cuidados necessários para manter os equipamentos funcionando adequadamente.
As caixas de inspeção devem ser verificadas a cada três meses, enquanto as caixas de gordura precisam ser limpas a cada seis meses. Também deve ser acompanhado o processo de secagem do lodo dos biodigestores.
A orientação técnica é para que não sejam descartados nos vasos sanitários materiais como absorventes, papéis, preservativos e outros itens que possam provocar entupimentos ou prejudicar o funcionamento do sistema.
A implantação das 23 unidades amplia o acesso ao tratamento de esgoto nas comunidades rurais de Funilândia e representa uma alternativa de saneamento adaptada às propriedades que não são atendidas pela rede convencional.
FUNILÂNDIA Confira os mais votados nas Eleições 2026 em Funilândia
Funilândia Funilândia sedia 2ª edição da Copa Integração Festival Hamilton Moura neste fim de semana
Funilândia Familiares buscam ajuda para localizar Roberto Vieira Resende, 61 anos, desaparecido desde o dia 6 de setembro em Funilândia
Funilândia Homem foragido é localizado e preso pela PM em Funilândia
FUNILÂNDIA Vereadora Carol Moura homenageia voluntários e servidores pelo trabalho em apoio à Defesa Civil de Funilândia
FUNILÂNDIA Vereadora cobra reforma de quadra abandonada há cerca de 12 anos em Funilândia
FUNILÂNDIA Escolinha Jovens de Ouro leva atletas de Funilândia à final do Mineiro Módulo II na Arena do Jacaré
FUNILÂNDIA Homem é esfaqueado durante Festival Gastronômico de Funilândia; suspeito fugiu
FUNILÂNDIA Vereador Elói Mendes critica falta de investimentos na Saúde de Funilândia e cobra ação da Prefeitura Mín. 21° Máx. 32°



