
Através do programa internacional Living Lab Biobased Brazil, o UNIFEMM foi selecionado para receber um estudante holandês para intercâmbio de pesquisa na área de biotecnologia. Sob orientação da professora Dra. Carolina Campolina Horta, o aluno de graduação da Avans University, Ray Van der Veer, trabalhou na pesquisa que procura gerar bioinseticidas importantes para o controle de pragas agrícolas.
O estudante holandês chegou ao Brasil no início de fevereiro. Ele participou do grupo de pesquisas integrado que fazem parte a coordenadora do Mestrado em Biotecnologia e Gestão da Inovação do UNIFEMM, Carolina Horta, o professor Dr. Evanguedes Kalapothakis da UFMG, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Dr. Ivan Cruz e a Dra. Tatiana Rodrigues Carneiro, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do UNIFEMM. Com o tema “Characteriation os insectididal os recombinant PLD toxins from L. similis spider venom”, a pesquisa tem o objetivo de caracterizar as toxinas do veneno da aranha marrom Loxosceles similis que possuem atividades inseticidas.
Já de malas prontas para voltar para a terra natal, o estudante holandês afirmou que o período foi de intensa troca de conhecimentos e contribuiu não só para ampliar os conhecimentos na área pesquisada, mas também de crescimento pessoal. “A pesquisa com a aranha local L. similis foi muito interessante. Gostaria de agradecer muito as pessoas que me receberam tão bem em Minas Gerais, a professora Carolina Horta, ao UNIFEMM e à UFMG pela possibilidade de fazer parte deste intercâmbio e grande experiência no Brasil”, afirmou Ray Van der Veer.
Constituído por universidades, empresas e governos do Brasil e Holanda, o Living Lab Biobased tem o objetivo de internacionalizar o ensino superior em ambos países. O programa procura contribuir para a formação do capital humano, de forma melhorar a capacitação dos estudantes e professores através da mobilidade, estimular o desenvolvimento da inovação através da educação conjunta. Por ser uma das principais referencias em Biotecnologia no Brasil, através do Mestrado, o UNIFEMM foi selecionado para participar do programa no Brasil.

Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH Mín. 19° Máx. 29°

