
Depois de ser dominado no primeiro tempo e no começo da segunda etapa, o Atlético contou com grande atuação do atacante Robinho para vencer o Cruzeiro de virada por 3 a 1, em clássico disputado neste domingo, no Mineirão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 7 mostrou categoria ao marcar o segundo e o terceiro tento alvinegro, ambos em chutes cruzados no canto esquerdo de Fábio. Otero abriu caminho para a reação atleticana. Thiago Neves, na primeira parte, balançou a rede para o time celeste.
Com o resultado, o Atlético quebrou uma invencibilidade de mais de quatro meses do Cruzeiro no Mineirão. A Raposa não perdia em casa desde 4 de junho, quando foi batida por 2 a 0 pela Chapecoense, pela quarta rodada do Brasileiro. Desde então, foram oito vitórias e oito empates.
No Brasileiro, o Atlético chegou a 41 pontos, na nona colocação, e está mais perto do G7. O time de Oswaldo de Oliveira agora torce contra o Botafogo (7º, com 44), que jogará nesta segunda-feira, às 20h, contra o Corinthians, no Engenhão. O próximo desafio do Galo será justamente diante do Bota, domingo que vem, às 17h, no Independência.
Já o Cruzeiro permaneceu na quinta poisção, com 47, e perdeu pela segunda vez consecutiva no Brasileiro. Já garantido na Libertadores de 2018 por ter ganhado a Copa do Brasil, o time de Mano Menezes enfrentará o Palmeiras na segunda-feira, dia 30, às 20h, no Allianz Parque.
Cruzeiro tem domínio absoluto no primeiro tempo
Ao divulgarem as respectivas escalações, Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira mostraram novidades. Do lado azul, Arrascaeta atuou improvisado no ataque na vaga de Rafael Sobis. No alvinegro, Otero substituiu Cazares no lado direito do meio-campo.
A alteração foi positiva para o Cruzeiro. Além de sofrer faltas e ajudar a equipe com dribles, Arrascaeta deu assistências para duas finalizações. Aos 24min, ele colocou Diogo Barbosa na cara do gol, e o goleiro Victor precisou se esticar para defender a conclusão do lateral-esquerdo.
Otero, por sua vez, estava apagado. Ele só aparecia quando o Atlético tinha alguma oportunidade em cobrança de falta. No mais, era facilmente contido pela marcação cruzeirense quando dominava a redonda no campo ofensivo.
O conjunto dos dois times acompanhava o ritmo das “caras novas”. O Cruzeiro dominou as ações do primeiro tempo, mostrou qualidade na troca de passes e teve mais posse de bola: 59% a 41%. Já o alvinegro praticamente não atacou, pois o trio Robinho, Valdívia e Otero não conseguia fazer a bola chegar até o centroavante Fred.
A Raposa, então, aproveitou a superioridade para abrir o placar. Aos 30min, Arrascaeta roubou a bola de Adílson, fintou Roger Bernardo e passou em profundidade para Diogo Barbosa. Na corrida, o lateral-esquerdo levou a bola para o meio, achando Rafinha na grande área. O camisa 7 rolou em direção a Thiago Neves, que bateu firme de pé direito e levou a torcida cruzeirense à loucura: 1 a 0. Foi o terceiro tento do armador no sexto clássico a serviço do clube celeste.
O Cruzeiro poderia estender a vantagem aos 41min. Em mais um contragolpe puxado por Arrascaeta, Alisson recebeu bom passe e invadiu a grande área, mas falhou na conclusão. Já o Atlético, sem criatividade, aceitou o domínio celeste e se limitou a ficar na marcação.
Com Robinho decisivo, Atlético se recupera e vira
A mudança feita por Oswaldo de Oliveira no intervalo foi apenas para tentar melhorar o poder de combate no meio-campo. Roger Bernardo, que não conseguiu conter os avanços de Arrascaeta, deu lugar a Yago. Já Mano Menezes manteve a formação que fez bom jogo nos primeiros 45 minutos.
Com seriedade na parte defensiva e agilidade no ataque, o Cruzeiro manteve o domínio no começo do segundo tempo. Aos 8min, Rafinha avançou sozinho na intermediária do campo ofensivo e resolveu arriscar. A bola explodiu no travessão. Aos 12min, foi a vez de Diogo Barbosa tabelar com Rafinha e exigir grande defesa de Victor.
O Atlético, que até então só se defendia, arriscou-se no ataque aos 15min. E deu certo. Fábio Santos foi à linha de fundo, cruzou para a grande área e viu Fred trombar com os defensores celestes. Na sobra, o baixinho Otero, de 1,65m, ganhou no alto de Diogo Barbosa, de 1,79m, e empatou: 1 a 1. Com o gol, o venezuelano contornou a má exibição da primeira parte e recolocou o Galo no embate.
A reação alvinegra foi rápida. Aos 21min, Fábio Santos foi esperto, roubou a bola no campo de ataque e passou para Robinho, que driblou Henrique e acertou o canto esquerdo de Fábio: 2 a 1.
O Cruzeiro tentou se recuperar no baque e logo partiu para o ataque. Aos 27min, Thiago Neves cobrou falta no ângulo e parou em ótima defesa de Victor.
Na corrida para tentar alcançar o empate, Mano colocou atacante Rafael Marques no lugar de Henrique. Mas foi o Atlético quem se aproveitou da situação. Com a defesa cruzeirense exposta, Robinho dominou na grande área, driblou Ezequiel e chutou bonito no ângulo, aos 35min: 3 a 1. O placar só não virou goleada porque Cazares, aos 44min, desperdiçou ótima oportunidade ao receber bola açucarada de Robinho. O chute do equatoriano passou à esquerda da meta de Fábio.
CRUZEIRO 1X3 ATLÉTICO
CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Hudson, Henrique (Rafael Marques, aos 34min do 2ºT), Rafinha (Rafael Sobis, aos 23min do 2ºT) e Thiago Neves; Alisson (Elber, aos 20min do 2ºT) e Arrascaeta
Técnico: Mano Menezes
ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Roger Bernardo (Yago, no intervalo) e Adilson; Otero (Clayton, aos 23min do 2ºT), Robinho e Valdívia (Cazares, aos 12min do 2ºT); Fred
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Gols: Thiago Neves, aos 30min do 1ºT (CRU); Otero, aos 15min, Robinho, aos 21min e 35min do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Alisson, aos 27min, Henrique, aos 45min do 1ºT (CRU); Leonardo Silva, aos 40min do 1ºT. Cleiton – reserva –, aos 15min, Robinho, aos 22min, Gabriel, aos 27min do 2ºT (ATL)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 22 de outubro de 2017 (domingo)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ/FIFA)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa (RJ/FIFA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ/CBF)
Pagantes: 33.112
Presentes: 35.921
Renda: R$ 1.060.901,00
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 20° Máx. 36°

