
Neste domingo, o bicampeonato do Atlético da Copa Conmebol completa 20 anos. No dia 17 de dezembro de 1997, o Galo empatava com o Lanús, no Mineirão, e conquistava a taça de forma invicta.
O Atlético, inclusive, é o único bicampeão da Conmebol - a primeira conquista alvinegra do extinto torneio foi em 1992, sobre o Olimpia, rival batido também no título da Copa Libertadores, de 2013.
No primeiro jogo da decisão de 1997, o Atlético desbancou o Lanús, em pleno estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, por 4 a 1. A partida ficou marcada por uma verdadeira batalha campal. Bruno, Serrizuela (contra), Hernani e Valdir Bigode marcaram os gols mineiros na final. Após o apito final, os jogadores do 'Granate' cercaram os atleticanos e começaram uma pancadaria generalizada.
Encurralados no alambrado, jogadores e a comissão técnica do Galo foram agredidos. O treinador Emerson Leão sofreu bastante com a violência dos argentinos e teve que passar por uma cirurgia, sendo necessário colocar um enxerto no rosto para reparar as lesões.
Em ampla vantagem no jogo da volta, o Atlético assegurou o título com empate por 1 a 1 contra o Lanús. Jorginho marcou o gol atleticano na partida, no Mineirão, há exatas duas décadas.
O grande destaque do Atlético no bicampeonato foi Valdir. O atacante terminou o torneio como o artilheiro, com sete gols. A equipe atleticana ainda contava com Taffarel, Bruno, Dedê, Doriva e o ídolo Marques. Capitão, o Bigode foi o responsável por levantar a taça diante de 35 mil torcedores no Gigante da Pampulha.
Atlético e Lanús se reencontraram na Recopa de 2014, credenciados pelos títulos da Copa Libertadores e da Sul-Americana, respectivamente. O time alvinegro voltou a levar a melhor e faturou a taça sobre os argentinos, com vitórias por 1 a 0, fora de casa, e 4 a 3, no Mineirão.
CAMPANHA DO ATLÉTICO NA CONMEBOL 1997
OITAVAS DE FINAL
Portuguesa 1 x 4 Atlético
Atlético 0 x 0 Portuguesa
QUARTAS DE FINAL
América de Cáli 1 x 2 Atlético
Atlético 1 x 1 América de Cáli
SEMIFINAL
Universitário 0 x 2 Atlético
Atlético 4 x 0 Universitário
FINAL
Lanús 1 x 4 Atlético
Atlético 1 x 1 Lanús
FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO 1 X 1 LANÚS
Atlético: Taffarel, Bruno, Neguette, Sandro Barbosa e Dedê; Roberto, Hernani, Jorginho e Almir (Edgar); Marques e Valdir. Técnico Emerson Leão.
Lanús: Burela; Gabriel Ramón, Bressán, Mariano Fernández, Martín Román; Leonardo Mas (Silvio González), Cravero, Huertas, Sebastián Clotet; Enría, Trimarchi (Hernán Raíces). Técnico: Mario Gómez.
Motivo: Final da Copa Conmebol 1997
Data: 17 de Dezembro de 1997
Local: Estádio Mineirão
Árbitro: Epifaneo González-PAR
Gols: Jorginho (10' do 1º tempo) e Trimarchi (12' do 2º tempo).
Cartão vermelho: Sandro Barbosa (Atlético)
Público: 35.131
Renda: R$ 300, 977,50
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 20° Máx. 36°

