
Bicampeão continental em 1976 e 1997, o Cruzeiro terá adversários tradicionais no Grupo 5 da Copa Libertadores da América de 2018. A Universidad de Chile, semifinalista em quatro oportunidades, e o Racingda Argentina, campeão em 1967, estão na chave da Raposa. O sorteio foi realizado pela Conmebol na noite desta quarta-feira, em Luque, no Paraguai.
O outro adversário será um clube oriundo do confronto 3 da terceira fase, que pode ser o Vasco. O time carioca está na segunda fase e enfrentará a Universidad de Concepción, do Chile. Caso avance, pegará o ganhador de Universitario-PER ou Oriente Petrolero-BOL (oponentes na primeira fase) x Jorge Wilstermann-BOL (presente na segunda fase).
A fase de grupos da Copa Libertadores começará no dia 27 de fevereiro e terminará em 24 de maio. Por causa da Copa do Mundo, as oitavas de final serão disputadas a partir de agosto. Em breve, a Conmebol divulgará as datas específicas de cada duelo (veja a prévia abaixo).
Conforme a ordem dos confrontos apresentada no calendário da competição, o Cruzeiro deve estrear contra o Racing, fora de casa. Depois, pegará o "Ganhador 3", em Belo Horizonte, e fechará o “turno” diante da Universidad de Chile, como visitante. No “returno” do Grupo 5, os mandos de campo são invertidos: Racing (casa), Ganhador 3 (fora) e Universidad de Chile (casa).
Os confrontos:
Racing x Cruzeiro
Cruzeiro x Ganhador 3
Universidad de Chile x Cruzeiro
Cruzeiro x Universidad de Chile
Ganhador 3 x Cruzeiro
Cabeça de chave do Grupo 5, o Cruzeiro se classificou para a Copa Libertadores como campeão da Copa do Brasil de 2017. A Universidad de Chile conquistou o Torneio Clausura do Chile 2017, enquanto o Racing foi quarto colocado no Campeonato Argentino.
Com relação aos postulantes à vaga do Ganhador 3, o Vasco, único que conquistou a Libertadores entre eles (levantou a taça em 1998), ficou em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro. No Chile, a Universidad de Concepción ganhou o duelo de vice-campeões diante da Unión Española. Na Bolívia, o Jorge Wilstermann ficou em terceiro no Torneio Clausura 2017 e o Oriente Petrolero acumulou a terceira melhor pontuação geral. Já o Universitario terminou o Campeonato Peruano em quarto.
Vale ressaltar que a Conmebol realizou o sorteio de modo direcionado, evitando ao máximo possíveis confrontos entre clubes de um mesmo país tanto nas primeiras fases quanto nos grupos. A regra não foi aplicada nas vagas indefinidas das chaves 4, 5 (do Cruzeiro), 6 e 8. Por isso existe abertura para um possível encontro entre a equipe celeste e o Vasco.
Em 2018, o Cruzeiro participará pela 16ª vez da Copa Libertadores. Campeão em 1976 e 1997 e jamais eliminado na fase de grupos, o clube foi vice em 1977 e 2009. Em 1967 e 1975, alcançou a penúltima fase, que era disputada por seis times distribuídos em dois grupos de três. Em 2001, 2010, 2014 e 2015, atingiu as quartas de final. Em 1994, 1998, 2004, 2008 e 2011, foi eliminado nas oitavas.
Da Redação com o Estado de Minas

Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 20° Máx. 36°

