
A primeira morte ocasionada por febre amarela silvestre foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Belo Horizonte. O óbito de um senhor de 53 anos, morador da região do Barreiro, ocorreu na última semana, dia 11 de janeiro.
A confirmação se deu por meio de diagnóstico laboratorial. Porém, a contaminação não se deu na capital. A investigação epidemiológica apontou que a contaminação ocorreu em sítio de outro município da região metropolitana de BH.
O paciente não tinha registro de vacina contra a febre amarela. Uma única dose é o bastante para imunizar o paciente por toda a vida. Ele foi internado no hospital Júlia Kubistschek, mas devido a sua baixa imunidade, não resistiu aos efeitos da doença e veio a falecer no dia 11 do primeiro mês de 2018.
A Secretária Municipal de Saúde, após receber a notificação da suspeita no dia 10, executou ações de zoonoses e de vacinação na região onde o paciente morava. Em 520 imóveis perto da residência do morador, foram realizadas vistorias com o fim de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela. Também foram realizadas ações de conscientização sobre a importância da vacinação, principalmente para quem for viajar para matas e regiões silvestres.
Os 152 centros de saúde de Belo Horizonte estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Para facilitar o acesso da população, todos os centros de saúde vão abrir neste sábado (20) de 8h as 17h.
Fonte: bhaz

Vacinação Prefeitura divulga cronograma do Vacimóvel I e II em Sete Lagoas
Agenda oficial Alckmin e Zema cumprem agendas sobre transporte e saúde em Sete Lagoas
Vacinas Prefeitura de Inhaúma orienta gestantes sobre vacinação contra a bronquiolite
Prevenção Infarto fulminante pode ocorrer sem aviso e reforça a importância da prevenção, após o caso de Henrique Madeirite
Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 21°


