
Surgiu no mercado uma alternativa acessível para o ar-condicionado. A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA. Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película capaz de refrigerar ambientes sem o uso de gás refrigerador e energia elétrica.
A película
A invenção atua no processo de filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra, que permite que alguns comprimentos de onda vermelha, responsáveis por trazer calor, escapem para o espaço sem nenhum obstáculo. Os cientistas fizeram a conversão do calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda de volta.
O material criado pelos pesquisadores é feito de polimetilpentano, um plástico transparente. Revestido com prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.
Ao ser colocada sobre o telhado, o lado prateado da película fica para baixo e a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, impedindo o aquecimento do ambiente.
Eficiência
A película tem poder de refrigeração de 93 watts por metro quadrado. Durante a noite, a capacidade pode aumentar. Segundo os pesquisadores, cerca de 20 m² do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C em um dia em que os termômetros marcam 37°C.

Casamento Casamento no Hospital Municipal: uma história de amor e fé sela união após 40 anos de convivência
Despedida FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina
Trilhas de Minas Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas
Inédito Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’
Novo milionário Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade
Universo Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar
Vida animal Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó
Viagem Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas
Saúde Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas Mín. 21° Máx. 34°


