Os sintomas iniciais de câncer de mama estão relacionados com alterações visíveis na mama, principalmente o surgimento de um pequeno caroço, que podem surgir tanto na mulher como no homem e, quando descobertos precocemente, podem aumentar as chances de cura.
Os 12 sintomas de câncer de mama que não devem ser ignorados incluem:
Veia facilmente observada e crescente.
Estes sintomas podem surgir em simultâneo ou isoladamente, e podem ser sintomas de câncer na mama inicial ou já avançado. Além disso, a presença de um algum destes sintomas não significa necessariamente a existência de câncer na mama, mas, deve-se consultar o médico mastologista, pois pode ser um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, que necessita de tratamento.
Quanto antes os sinais e sintomas do câncer de mama forem detectados, maiores são as chances de cura, por isso, é muito importante que a mulher siga as formas de rastreio, através da realização da mamografia regular, além da realização mensal do autoexame da mama.
Qualquer pessoa pode desenvolver um câncer de mama, sendo que apresentam maior risco as pessoas com idade maior que 50 anos, que já tiveram história deste câncer anteriormente ou na família, que são obesas, sedentárias, que consomem bebidas alcoólicas em excesso ou que têm alteração genéticas deste tipo de câncer, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.
Os sintomas de câncer de mama masculino são semelhantes aos sintomas de câncer de mama na mulher, por isso, quando existe algum tipo de alteração na mama, é importante consultar um mastologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Os sintomas de câncer de mama maligno avançado incluem, além da piora dos sintomas e lesões na mama, outros sinais não relacionados com as mamas, como náuseas, dor nos ossos, perda de apetite, fortes dores de cabeça e fraqueza muscular. Geralmente, estes sintomas são causados pois o câncer avançado causa metástases das células malignas para outros órgãos do corpo, como pulmões e cérebro, por isso, eles devem ser observados pelo mastologista o mais depressa possível.
Mín. 12° Máx. 26°