
Desde que foi confirmada a morte de um macaco por Febre Amarela nas proximidades da Escola da Cemig, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção contra a doença na região.
Entre os dias 13 e 16 de março, equipes da Vigilância Epidemiológica reforçaram o bloqueio vacinal em moradores do entorno da Escola da Cemig, em um raio de 400 metros a partir do ponto onde o primata foi encontrado. A vacinação aconteceu de casa em casa em moradores que ainda não haviam sido imunizados. Ao todo, 108 pessoas foram vacinadas nos bairros Mangabeiras, Santa Luzia e Goiabeiras.
No último sábado, 17 de março, o Centro de Saúde Santa Luzia ficou aberto especialmente para vacinação contra a Febre Amarela das 8h às 12h. 37 pessoas procuraram a unidade para receber a dose.
Nesta semana, as ações continuam e vão abranger moradores de sítios, fazendas e casas, na região da Serra Santa Helena. A equipe, formada por um enfermeiro e dois funcionários da Secretaria de Saúde, vão percorrer a área vacinando de casa em casa.
Confira, abaixo, o cronograma da ação:
21 de março (quarta-feira), das 8h às 11h: Início na nascente do Córrego dos Tropeiros, até a rua Dolores Duram, próximo à Escola Municipal Vasco Damião. Em seguida, Avenida Prefeito Alberto Moura, com início na rotatória do bairro JK (Bairro Portal da Serra).
22 de março (quinta-feira), das 8h às 11h: Avenida Prefeito Alberto Moura, antes da entrada da Serra Santa Helena, próximo ao antigo bota fora de resíduos de materiais de construção.
A Secretaria de Saúde reitera que a vacina continua à disposição da população nas 18 unidades de saúde que possuem sala de vacinação. Serão vacinadas pessoas que nunca foram vacinadas contra a Febre Amarela, ou que não se lembram de terem sido vacinadas em algum momento da vida. “Lembramos que a orientação da OMS e do Ministério da Saúde é de que uma dose é suficiente para deixar a pessoa protegida por toda a vida, e que gestantes, idosos com mais de 60 anos, bebês com menos de 9 meses de vida e pessoas que possuem doenças que comprometem o sistema imunológico devem ser avaliadas por um médico antes de se vacinarem”, informa Sueli Lacerda, superintendente de Vigilância Epidemiológica da SMS/SL.

SETE LAGOAS Hospital Municipal de Sete Lagoas realiza aplicação inédita de polilaminina em paciente com lesão medular
SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas anuncia programação do Vacimóvel entre os dias 29 de junho e 3 de julho
SAÚDE SUS inicia projeto-piloto com canetas emagrecedoras para tratamento da obesidade
SETE LAGOAS Hospital Municipal de Sete Lagoas é habilitado para ampliar cirurgias eletivas pelo SUS
ANVISA Anvisa mantém restrição apenas para lotes específicos de produtos da Ypê; medida segue válida e decisão foi divulgada nesta segunda-feira (22)
BELO HORIZONTE Dia D: Mobilização em 155 pontos garante quase 8 mil doses de vacinas na capital
ANVISA Anvisa determina recolhimento de antibiótico após identificação de fragmento de vidro e suspende lote de clindamicina por irregularidades
SETE LAGOAS Vacina contra chikungunya começa a ser aplicada em Sete Lagoas nesta terça-feira
SETE LAGOAS Sete Lagoas receberá médicos pelo programa Mais Médicos Especialistas para reforçar atendimentos no SUS Mín. 14° Máx. 25°


