Com ato solene, a Câmara de Vereadores instalou o Parlamento Jovem do Município de Inhaúma durante reunião especial realizada a partir das 18 horas de quinta-feira, dia 14 de abril de 2016. Foram empossados, na ocasião, os nove primeiros Parlamentares Jovens, eleitos no dia oito de abril de 2016 em pleito realizado na Escola Estadual “Messias Antônio Guimarães”, parceira da Câmara Municipal de Inhaúma no desenvolvimento do projeto, criado experimentalmente no segundo semestre de 2015 e implantado agora em definitivo.
Presidida pelo vereador Geraldo Romualdo de Faria, a reunião especial teve a presença dos vereadores Rodrigo de Carvalho Gomes (vice-presidente), Rogério Angelino da Silva (secretário), Celso Rodrigues de Medeiros, Ricardo Campolina de Oliveira e Simbrair de Deus Duarte, autor da proposta que criou o Parlamento Jovem. O projeto foi desenvolvido a partir de uma atividade desenvolvida na Escola pela professora Mariely França e testemunhada pelo vereador Simbrair, que levou a idéia à Câmara e teve apoio do Plenário para sua aprovação.
Os Parlamentares Jovens
No ano passado, de agosto a dezembro, o projeto funcionou em caráter experimental, com a participação de 36 estudantes da escola parceira. No fim do ano foi aprovada a Resolução N.º 10/2015, de 17 de dezembro de 2015, criando em definitivo o Parlamento Jovem do Município de Inhaúma para funcionamento a partir de 2016. A Portaria N.º 05/2016, de 12 de fevereiro de 2016, definiu o Regimento Interno e o processo eleitoral para eleição dos primeiros Parlamentares Jovens.
Foram eleitos, no dia oito de abril deste ano, os nove primeiros membros do Parlamento Jovem, instalado oficialmente na reunião do dia 14: ANA CAROLINE ALVES TEIXEIRA, CÍCERO RANGEL RIBEIRO SOUZA, ESTHEFANY RESENDE LOPES, HELEN AMANDA GONÇALVES, KATHLEEN FERREIRA ALVES, MARCO TÚLIO TEIXEIRA BONIFÁCIO, REIDINER RODRIGUES DA SILVA CARVALHO, ROBERTO JUNIO FERREIRA DE SOUZA ALMEIDA E THALIA DA SILVA RODRIGUES.
A eleição, na Escola Estadual “Messias Antônio Guimarães”, dirigida pela professora Isabel Cristina Barbosa Medeiros, teve participação de professores que orientaram os alunos e de representantes da Câmara Municipal, o vereador Simbrair de Deus Duarte e o assessor de Comunicação Social, Clarindo de Assiz Lima. Um total de 240 alunos votou nos 37 candidatos inscritos, todos da faixa etária entre 15 e 18 anos. Foram apurados 230 votos válidos, oito nulos e dois em branco. Os nove mais votados foram empossados como Parlamentares Jovens.
Mín. 11° Máx. 24°