A Unidade Básica de Saúde Luxemburgo, composta pelas equipes de Estratégia Saúde da Família Luxemburgo, Primavera e Interlagos, promoveu mais uma atividade de educação em saúde com a comunidade. O chamado “Hiperdia”, reuniu profissionais dispostos a multiplica conhecimentos para o desenvolvimento de autonomia, individual e coletiva, em busca de mais qualidade de vida e promovendo o autocuidado responsável pelos usuários hipertensos e/ou diabéticos referenciados a essas unidades, considerando que a hipertensão e o diabetes são doenças de alta prevalência na comunidade.
A Atenção Primária de Sete Lagoas, através de ações de seus gestores, tem passado por um processo de fortalecimento, qualificação e educação permanente, o que foi reforçado pela participação dos estudantes do primeiro período do curso de graduação em medicina da Faculdade de Medicina Atenas.
Dr. Aluísio, Médico de Família e Comunidade e membro do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Medicina considera que foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. “A Faculdade trabalha lado a lado com a Secretaria de Saúde desde o início do curso, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao Projeto Pedagógico, na formação de profissional com perfil generalista para desenvolver capacidades crítica e reflexiva nos alunos", comentou o médico.
Também houve participação da médica residente de Medicina de Família e Comunidade, Dra. Maria Luísa e estudantes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFEMM, utilizando estratégias de comunicação, compreensão e ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde e evitando ou reduzindo complicações destas doenças crônicas.
Ascom da Secretaria Municipal de Saúde
Mín. 12° Máx. 26°